Comissão de Saúde analisou 60 projetos

por Assessoria Comunicação publicado 20/12/2007 17h10, última modificação 18/06/2021 09h01
A Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente da Câmara de Curitiba, presidida pelo vereador Angelo Batista (PP), analisou 60 projetos em dez reuniões durante o ano. A este trabalho soma-se a realização de dois seminários. Um dos assuntos que dominou as sessões foi a criação da lei que proíbe a locação de animais para guarda. O projeto, apresentado pela comissão, foi aprovado em plenário e encaminhado para sanção do prefeito Beto Richa.
A elaboração do documento foi amplamente discutida com representantes da Prefeitura, Ministério Público e ONGs (organizações não-governamentais). A proposta dispõe sobre a proibição da locação, prestação de serviços, contratos de comodato e cessão de cães para guarda. “A idéia é coibir de maneira incisiva a utilização dos animais como aparato de guarda e segurança comercial, banindo de forma definitiva a prática de locação e de toda atividade assemelhada em nossa cidade”, argumenta Angelo Batista. O projeto aprovado em plenário prevê, inclusive, punição aos infratores.
Diabetes
Outro assunto analisado foi o diabetes, tema de seminário organizado pela Comissão de Saúde e coordenado por Angelo Batista. Durante as discussões, o endocrinologista Alexei Vilaco, da equipe de Coordenação da Saúde do Adulto e do Idoso da Secretaria Municipal da Saúde, alertou os participantes que o diabetes é uma epidemia mundial. A previsão é que, em 2010, haverá 221 milhões doentes no planeta. Disse que 75% das causas de mortes entre os diabéticos são decorrentes de enfartes e derrames.
O médico orientou, ainda, que mudança de estilo de vida, como suspensão do fumo, aumento da atividade física e melhora dos hábitos alimentares, controle de glicemia, tratamento dos fatores de risco cardiovascular, manutenção do peso adequado e redução das complicações são alguns itens da base de tratamento do diabetes.
Resultados
Angelo Batista afirmou que “os excelentes índices de trabalho da comissão se devem ao esforço dos vereadores membros e ao importante apoio do Departamento das Comissões da Câmara”.
A Comissão de Saúde é formada também pelos vereadores Aladim Luciano (PV), Beto Moraes (PSDB), Paulo Frote (PSDB) e Tito Zeglin (PDT).