Comissão de Meio Ambiente visita aterro da Estre na segunda
A Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos da Câmara de Curitiba visitará, nesta segunda-feira (21), às 14h30, o aterro da empresa Estre, na cidade de Fazenda Rio Grande. A proposta é que os vereadores conheçam a gestão dos resíduos coletados na cidade. A atividade chegou a ser marcada para o dia 10 de maio, mas foi reagendada.
No dia 4 de maio, o colegiado visitou a Unidade de Valorização Sustentável (UVS) da empresa Essencis Soluções Ambientais, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Desde o fechamento do aterro da Caximba, em 2010, os dois locais recebem diariamente toneladas de resíduos gerados na cidade e por municípios da região metropolitana.
Localizado em uma área de 225 mil m2, o aterro da Essencis é responsável pela destinação os resíduos oriundos de restos de poda, varrição e materiais inservíveis. Já o da Estre tem 260 hectares (o equivalente a 2,6 milhões m2) e recebe os resíduos da coleta domiciliar.
As visitas foram agendadas pela Comissão de Meio Ambiente na reunião do dia 23 de março. A proposta foi de Felipe Braga Côrtes (PSD), integrante do colegiado. Ele já havia levantado o assunto em plenário, em maio de 2017, após o então secretário do Meio Ambiente, Sergio Tocchio, apresentar a licitação para a coleta e o transporte dos resíduos - suspensa em setembro do ano passado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
Em junho de 2011, os vereadores da Comissão Especial do Lixo visitaram os dois aterros sanitários. Na ocasião, eles apontaram a necessidade de uma iniciativa de reciclagem do lixo, que partisse tanto das empresas quanto da população. O colegiado especial foi encerrado em dezembro do ano seguinte.
Presidida pela vereadora Fabiane Rosa (PSDC), a Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos da Câmara de Curitiba reúne, além de Braga Côrtes, os vereadores Katia Dittrich (SD), vice-presidente, Colpani (PSB) e Goura (PDT).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba