Comissão de Meio Ambiente avalia atividades semestrais
“A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável chegou ao final desse semestre com um balanço positivo e as perspectivas de ações futuras são promissoras”, declarou o vereador Bruno Pessuti (PSC), presidente do colegiado.
Durante o período, vários temas foram alvos de debate, por exemplo, o plano de drenagem do município. A Comissão trouxe o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Renato Eugênio de Lima, para que tratasse do tema com maior profundidade em Plenário. Pessuti destacou que a Comissão de Meio Ambiente foi a primeira a realizar uma sessão itinerante em áreas de risco. “É necessário conhecer de perto a realidade das famílias que habitam esses locais de forma precária. Sem essa percepção, seria impossível tentar equacionar soluções mais rápidas e adequadas para o problema”, esclareceu o vereador.
A situação das bacias hidrográficas que permeiam Curitiba também esteve na pauta da Comissão e, para Pessuti, as discussões em torno do tema não devem sair da agenda. “Recentemente assistimos imagens do estado em que se encontram os rios de Curitiba, imagens registradas pelo jornalista Eduardo Fenianos, o "Urbenauta". Acreditamos que ele possa trazer contribuições valiosas para o debate que empreendemos na Comissão”, disse.
Outros temas
O parlamentar lembrou discussão sobre a mudança na legislação para que ela admita a instalação da tecnologia 4G, prevista para estar em funcionamento durante a Copa 2014. “A Comissão permanece aguardando a manifestação da Prefeitura e, com certeza, o tema ainda vai ser retomado no próximo semestre”.
Para Pessuti, algumas questões como a instalação e conservação de calçamentos também pertencem ao rol de interesses da Comissão de Urbanismo, presidida pelo vereador Jonny Stica (PT). “Neste sentido, é positivo para a Comissão de Meio Ambiente contar com a presença do vereador Helio Wirbiski (PPS), que também integra a Comissão de Urbanismo. Isso estimula a ação harmoniosa entre esses colegiados, sempre visando trazer melhorias condizentes com o interesse público”, observou.
Entre as atribuições da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável destaca-se a de emitir parecer sobre os temas ligados à política municipal de meio ambiente, ao saneamento básico, à proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais e ao desenvolvimento sustentável. Além do presidente Bruno Pessutti, a Comissão também é composta pelos vereadores Aladim Luciano (PV), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Helio Wirbiski (PPS) e Jairo Marcelino (PSD).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba