Comissão de Meio Ambiente aprova cronograma para 2013

por Assessoria Comunicação publicado 26/02/2013 21h25, última modificação 10/09/2021 11h06

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal esteve reunida nesta terça-feira (26) para aprovar o regulamento do colegiado e definir as ações que serão desenvolvidas no decorrer do ano. Para traçar um diagnóstico da situação ambiental de Curitiba, os vereadores  decidiram convidar o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima. Ele deve participar da próxima reunião, que acontece no dia 12 de março.

Para o presidente da comissão, Bruno Pessuti (PSC), a participação do gestor é necessária para esclarecer assuntos que serão debatidos pela comissão em 2013 e que impactam diretamente na qualidade de vida da população. “O destino dos resíduos sólidos, por exemplo, está sendo definido, assim como o projeto para instalação do Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos (SIPAR). Além disso, temos uma grande preocupação com os rios. Vamos pedir a ele que nos apresente a política ambiental para Curitiba”, explicou.

A importância da presença do secretário foi destacada por Felipe Braga Côrtes (PSDB). “Espero a colaboração dele, pois precisamos traçar um panorama sobre toda a questão do meio ambiente na capital, em especial sobre os procedimentos de destinação do lixo”, adiantou.

Ações

Entre os temas que devem ser discutidos estão a poluição visual e sonora, preservação de áreas verdes, uso de combustíveis alternativos e cuidado com as calçadas. Na opinião de Pessuti, Curitiba perdeu um pouco sua posição de modelo ambiental, por isso é necessário pensar em ações para, pelo menos, os próximos 30 anos.

O vereador Jairo Marcelino (PSD) destacou a urgência de se estudar a regulamentação dos imóveis situados a menos de 15 metros de rios e córregos. Enquanto Braga Côrtes sugeriu realizar uma reunião em conjunto com a Comissão de Urbanismo. Para o vereador, é necessário retomar o debate sobre a regulamentação que define a instalação de antenas de telefonia móvel dentro da cidade.    

Debates na comunidade

Os membros da comissão concordaram em realizar audiências públicas sobre os rios de Curitiba, áreas de risco, saneamento, poluição, parques e praças, áreas verdes e meios alternativos de transportes sustentáveis, em especial a bicicleta.

Outra sugestão aprovada foi a Conferência de Meio Ambiente Municipal, que discutirá a Política Municipal de Meio Ambiente e a atuação do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Os parlamentares devem promover ainda uma série de seminários para discutir a cidade, tendo como base três temáticas: resíduos sólidos, recursos hídricos e Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). Estes seminários devem ser realizados ainda no primeiro semestre deste ano.