Comissão de Educação faz balanço do ano

por Assessoria Comunicação publicado 21/12/2007 17h30, última modificação 18/06/2021 09h58
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Curitiba, presidida pelo vereador Paulo Frote (PSDB), apresentou o balanço das atividades deste ano. O parlamentar informou que foram realizadas 17 reuniões ordinárias e duas extraordinárias. Foram assinados 366 pareceres pelos integrantes da comissão sobre projetos de lei em tramitação no Legislativo. “O número de projetos que passou pela comissão foi grande. Por isso, foi necessário realizar duas reuniões extraordinárias para virar o ano com todos os processos relatados”, disse Frote, demonstrando sua preocupação em não deixar processos pendentes para o próximo ano.
Dos pareceres, 84 foram expedidos por Frote, 70 por Mestre Déa (PRTB), 70 por Nely Almeida (PSDB), 73 por Pedro Paulo (PT) e 69 por Zé Maria (PPS). Além do trabalho interno, a comissão realizou, no segundo semestre, seminário sobre a integração dos conselhos municipais. “O evento contou com a participação de presidentes de diversos conselhos municipais, incluindo o Conselho Tutelar, que apresentaram as competências de cada um e consideraram, por unanimidade, a integração necessária e positiva”, informou Paulo Frote.
Competências
A Comissão de Educação e Cultura recebe, analisa e emite parecer sobre todas as matérias relativas à educação em geral, desenvolvimento cultural, inclusive patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, cultural, artístico e científico, homenagens cívicas, diversões e espetáculos públicos, datas comemorativas e denominações de logradouros públicos.
Dentre as homenagens, os prêmios Cidade de Curitiba e Consagração Pública são entregues anualmente no dia 29 de março, aniversário de Curitiba, às personalidades ou empresas que se destacaram em suas áreas de atuação. Também merecem destaque o Mérito Operário Padrão, para personalidades locais que desenvolveram trabalhos nas áreas da indústria, comércio e serviços; Medalha de Mérito Fernando Amaro, a poetas paranaenses que se destacaram pela sua produção literária; título de Servidor Público Padrão, que homenageia servidores e empregados públicos, sejam eles ativos ou inativos; Mérito Esportivo, para atletas que se destacaram em qualquer modalidade esportiva; Prêmio Cultura e Divulgação, para pessoas que se destacaram nestes setores, e Prêmio Colunista Dino Almeida, concedido aos profissionais das diversas áreas de comunicação, autores de matérias de cunho humanitário que repercutiram positivamente na população de Curitiba.