Comissão de Educação aprova proibição de cigarro

por Assessoria Comunicação publicado 24/06/2009 15h45, última modificação 24/06/2021 09h35
Projeto do vereador Tico Kuzma (PSB) que proíbe o consumo de cigarros em recinto fechado público ou privado avança na Câmara de Curitiba. Parecer da proposta foi aprovado também pela Comissão de Educação e Cultura do Legislativo, presidida pelo vereador Zé Maria (PPS). Agora, a matéria está liberada para apreciação em plenário, mas não há data prevista para inclusão na pauta de votação.
Ao justificar sua iniciativa, Kuzma cita estudos epidemiológicos da Organização Mundial da Saúde (OMS), instituições de saúde pública e governos de diversos países que apontam riscos de doença às pessoas expostas à fumaça ambiental do tabaco. Por isso, o documento prevê o fim dos fumódromos e se alinha às tendências internacionais de combate aos males causados pelo tabagismo, especialmente em relação ao fumo passivo. Cidades como Paris, Nova York e Buenos Aires já adotaram medidas semelhantes de restrição ao fumo para promoção de ambientes livres da poluição pela fumaça do cigarro.
Exploração
Também na reunião desta semana, foi aprovado projeto do vereador Pedro Paulo (PT) que autoriza a prefeitura a incluir acessos (links) sobre combate à exploração sexual infanto juvenil e trabalho infantil nas páginas públicas municipais da internet.
No encontro, os integrantes da Comissão de Educação receberam a visita de vereadores de Cachoeira de Macacu (RJ), cidade com 56 mil habitantes. Os parlamentares, Ailton Machado (PSC), Fabiano Peixoto (PPS) e Marcelo Pinto (PSDB) estão na cidade para participar de cursos sobre finanças e orçamentos e prestação de contas, entre outros temas, e aproveitar para conhecer os trabalhos da Câmara de Curitiba.