Comissão de Educação acata instituição dos Jogos Florais
A Comissão de Educação da Câmara de Vereadores aprovou o trâmite do projeto de lei que institui, no Calendário Oficial do Município, as festividades dos “Jogos Florais de Curitiba”, que são concursos de trova realizados com o apoio da União Brasileira de Trovadores. Conforme esclarece o texto de justificativa do projeto de autoria do vereador Zé Maria (SD), os Jogos Florais de Curitiba estão na sua XVIII edição (informalmente) e tem por objetivo principal promover Concurso de Trovas e organizar três dias de festejos com todo o ritual que faz parte da tradição trovadoresca no Brasil e no mundo.
“O primeiro concurso do gênero foi instituído na cidade fluminense de Nova Friburgo, em 1960, considerada hoje o berço dos Jogos Florais. O tema era "Amor" e receberam mais de 2000 trovas do Brasil e do exterior. A entidade organizadora de maior expressão e dinamismo na organização dos Jogos Florais é a UBT – União Brasileira de Trovadores, fundada em 1966, no Rio de Janeiro, pelo Trovador Luiz Otávio”, informa o texto de justificativa.
No que diz respeito à realização dos Jogos Florais de Curitiba, explica Zé Maria, o autor do projeto, esses acontecem há mais de 20 anos, a cada biênio, inicialmente nos anos pares e atualmente nos ímpares. São sempre na segunda semana do mês de setembro, durante três dias, com a parceria e o apoio de órgãos públicos e de empresas privadas. “Atualmente, recebe uma média de duas mil trovas de diversos gêneros (lírico, filosófico, humorístico), que concorrem em âmbito nacional, internacional, estadual e estudantil”, afirma o parlamentar.
Homenagens
Também foi acatado pela Comissão de Educação o projeto de autoria do vereador Pedro Paulo (PT) que concede o Título de Cidadão Honorário de Curitiba ao Padre Lamberto Poelmans (006.00004.2015). Conforme esclarece a justificativa da proposta, o padre Lamberto Poelmans é Missionário do Sagrado Coração de Jesus e faz parte da província religiosa de Curitiba. Aos 76 anos de idade, 49 vividos em terras brasileiras, celebra ele os 50 anos de vida sacerdotal.
O colegiado também aprovou o parecer positivo quanto ao projeto do vereador Pier que concede o título de Cidadã Honorária de Curitiba à Clemilda Jesus Rodrigues de Paula Thomé (006.00002.2014). Clemilda é natural da Cidade de Sapopema, no Estado do Paraná, e atua como empresária e cirurgião dentista, além de ser também criadora da holding DSS Administração de Bens e Participações. A Holding foi constituída para administrar os bens da família e os novos empreendimentos nas áreas de incorporação, saúde, educação, estética, entretenimento e tecnologia.
Também de autoria do vereador Pier é a homenagem a Alexsandro de Souza, mais conhecido como Alex, jogador de futebol nascido em Curitiba, em 14 de setembro de 1977. Iniciou sua carreira nas categorias de base do Coritiba Foot Ball Club, tornando-se jogador profissional em 1995. Recentemente ganhou notoriedade pelo reconhecimento que obteve por parte da torcida turca, ao jogar naquele país (007.00002.2014).
Pedido de vista
Thiago Gevert pediu vista ao projeto de autoria da vereadora Carla Pimentel (PSC) que altera os dispositivos da lei 6456/1983, que "institui a disciplina de educação para o trânsito, a ser ministrada no primeiro grau da rede de ensino oficial de Curitiba” 005.00239.2014). O texto de justificativa defende que “a prevenção é a principal saída para a problemática dos acidentes, mas permanece como um grande desafio. A prevenção não é encarada como prioridade no País. Muitas vezes é necessário que os problemas ocorram para só depois se rever os prejuízos, os acidentes nem sempre são notificados e tratados como tal, gerando ainda mais obstáculos na busca de soluções”.
A Comissão de Educação, Cultura e Turismo é presidida pelo vereador Professor Galdino e também conta com os vereadores Chico do Uberaba (PMN), Geovane Fernandes (PTB), Mauro Ignacio (PSB) e Tiago Gevert (PSC). Excepcionalmente esta semana o encontro foi realizado numa terça-feira, mas na semana que vem retorna a ser realizado na quarta.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba