Comissão de Economia aprecia pareceres

por Assessoria Comunicação publicado 09/03/2009 19h40, última modificação 23/06/2021 08h29
A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara de Curitiba apreciou três importantes pareceres na agenda de projetos de lei pautados para esta segunda-feira (9). O presidente da comissão, Paulo Frote (PSDB), foi relator sobre mensagem enviada pelo prefeito Beto Richa para liberação de crédito a obras do setor viário. Professora Josete (PT) foi relatora de projeto do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), para orientação psicopedagógica nas escolas. A vereadora Dona Lourdes (PSB) foi favorável ao prosseguimento legal para  proposição do vereador Mario Celso Cunha (PSB), líder do governo, que estimula a inserção de jovens no primeiro emprego.
Da pauta ainda fizeram parte outras matérias de igual importância. Dois projetos de lei para alterar planos de carreira no serviço público e no magistério foram submetidos a pedido de vistas pela vereadora Professora Josete.
Mensagem
A parlamentar também solicitou vistas sobre mensagem de crédito da Prefeitura. Num valor total de R$ 16,1 milhões, o documento prevê obras de implantação do binário Chile-Guabirotuba, ampliações nos terminais de transporte do Capão Raso, Portão, Santa Cândida e Cabral, reforma nas estações-tubo das praças do Japão, Eufrásio Correia e Central, regularização de vilas e ações diversas na área da Bacia do Rio Barigüi.
Projetos
Os dois  principais projetos somam ações direcionadas à orientação e valorização da juventude curitibana. O presidente da Casa propõe  assegurar  na rede  municipal de ensino o atendimento psicopedagógico com o objetivo de reduzir a evasão escolar, utilizando as bases do Plano Nacional de Educação. Foi solicitada somente a adequação econômica.
O líder do prefeito, Mario Celso,  prioriza um sistema municipal integrado para inserção de jovens no mercado de trabalho, focando o primeiro emprego. O parlamentar quer efetivar medidas que retirem os jovens da exclusão a que foram levados pela pressão socioeconômica. Diz Mario Celso que “é preciso facilitar-lhes o acesso ao primeiro emprego, para que, sentido-se cidadãos com direitos e deveres,  possam atuar positivamente no meio social.” O vereador relaciona a ocupação juvenil com o valor da vida, da ética e do trabalho, para preponderar  nas condutas diárias de cada um.
A Comissão de Economia, presidida por Paulo Frote, tem como integrantes os vereadores Aladim Luciano (PV), Professora Josete (PT), Dona Lourdes (PSB), Jairo Marcelino (PDT), Sabino Picolo (DEM), Noemia Rocha (PMDB), Zé Maria (PPS) e Felipe Braga Côrtes (PSDB).