Comissão de Economia analisa projeto do "bueiro inteligente"
Três comissões da Câmara Municipal de Curitiba, colegiados que dão parecer prévio aos projetos de lei em trâmite na Casa, promoverão encontros nessa semana: duas nesta terça (17) e uma na quarta (18). No encontro da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, com início a partir das 8h, será avaliado projeto do vereador Chico do Uberaba (PMN) que prevê a instalação dos chamados “bueiros inteligentes” (005.00178.2014 com o substitutivo 031.00037.2014).
O texto do substitutivo propõe que o dispositivo “inteligente” seja prioridade nas obras de instalação e manutenção de bueiros e galerias pluviais. Trata-se de uma caixa coletora para reter materiais sólidos que é acoplada aos sistemas de escoamento, “sem obstrução da passagem de água nos bueiros e bocas de lobo, e dotada de sistema eletrônico de monitoramento para controle e gerenciamento de limpeza e desobstrução”, explica o parlamentar.
Já no período da tarde, às 15h, haverá reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Entre os projetos que serão avaliados, destaque para o de iniciativa do prefeito, que cria o Plano da Carreira Histórico-Artístico-Cultural para os servidores integrantes dos Grupos Ocupacionais Básico, Médio e Superior, ocupantes dos cargos do Segmento Artístico Cultural da Fundação Cultural de Curitiba (005.00035.2016).
Na mensagem enviada aos vereadores o prefeito esclarece que o projeto inicia uma nova etapa no desenvolvimento da carreira destes servidores municipais, baseado no planejamento pessoal de carreira, no aperfeiçoamento e qualificação profissional, na valorização da carreira e na conquista de uma aposentadoria digna. O chefe do Executivo esclarece, ainda, que o plano está fundamentado nas premissas da educação permanente e na aquisição de níveis crescentes de educação formal.
Lei das Antenas
Também está na pauta da comissão de Legislação projeto do vereador Pedro Paulo (PDT) que pretende modificar a norma que dispõe sobre o licenciamento e implantação de estações transmissoras de radiocomunicação – conhecida como “Lei das Antenas” (14.354/2013). A iniciativa pretende readequar a legislação municipal para que sejam respeitadas as regras dispostas na lei federal 13.116/2015, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no ano passado (005.00011.2016).
A proposta do parlamentar modifica o artigo 3º da lei 14.354/2013, acrescentando que para a instalação de estações transmissoras de radiocomunicação em Curitiba é necessário obter previamente licença de instalação, a ser expedida pela Secretaria Municipal do Urbanismo, “de acordo com o disposto na lei federal 13.116, de 20 de abril de 2015 e regulamentação própria”.
Saúde
A Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Esporte avaliará na quarta, às 8h, a concessão do título de utilidade pública à Associação Paranaense dos Artistas Sertanejos e Amigos (014.00020.2015).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba