Comissão de Economia analisa exame psicológico para motoristas de ônibus

por Assessoria Comunicação publicado 02/05/2014 11h45, última modificação 23/09/2021 09h15

Na próxima segunda-feira (5), a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal analisa o projeto de lei que obriga a realização de avaliações psicológicas para motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba. De autoria de Dirceu Moreira (PSL), a proposta estabelece que os exames sejam feitos a cada seis meses.

Segundo o texto (005.00198.2013), a Urbs será responsável pela implantação do sistema de avaliações e pela emissão do atestado que dará direito ao trabalhador de exercer sua função. “Para minimizar os efeitos danosos causados aos condutores, é necessária uma política preventiva de qualificação e acompanhamentos mais cauteloso das condições de saúde física e psicológica da categoria”, justifica Moreira.

A reunião do colegiado acontece às 8 horas, na Sala das Comissões do Anexo II. Presidida por Serginho do Posto (PSDB), a Comissão de Economia é formada por Aladim Luciano (PV), Bruno Pessuti (PSC), Mauro Ignacio (PSB), Paulo Rink (PPS), Pedro Paulo (PT), Sabino Picolo (DEM), Tito Zeglin (PDT) e Valdemir Soares (PRB).

Serviço Público

A Comissão de Serviço Público também tem reunião extraordinária nesta segunda, para analisar cinco proposições em trâmite. Uma delas é a proposta de Helio Wirbiski (PPS) que cria regras para o comércio de alimentos em áreas particulares e públicas, realizado em veículos automotores, conhecidos como “food trucks” (005.00006.2014).

Outro item da pauta é o projeto de Cacá Pereira (PSDC) que institui o Programa Farmácia Solidária na capital (005.00334.2013). A proposta consiste na arrecadação de sobras de medicamentos não vencidos, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e distribuição gratuita, mediante recomendação médica.

A agenda do colegiado está confirmada para 13h40, na Sala das Comissões do Anexo I (subsolo). A Comissão de Serviço Público conta com Julieta Reis (DEM) na presidência; além de Cacá Pereira, Dona Lourdes (PSB), Professora Josete (PT) e Rogério Campos (PSC).

Reunião conjunta
 
Ainda na segunda, às 14 horas, as comissões de Economia e Serviço Público têm agenda conjunta para análise do projeto de lei da Prefeitura de Curitiba que cria 2.582 vagas no funcionalismo público (005.00086.2014); e a proposta que concede reajuste salarial de 5,38% nos vencimentos dos servidores municipais (005.00087.2014). A reunião extraordinária será na Sala das Comissões do Anexo I.

Educação

A Comissão de Educação, Cultura e Turismo tem agenda na quarta-feira (7), às 8h30, na Sala das Comissões do Anexo I. O colegiado é constituído por Mauro Ignacio, na presidência; Geovane Fernandes (PTB), Pedro Paulo, Professor Galdino (PT) e Tiago Gevert (PSC).