Comissão de Direitos Humanos e Segurança promove sua primeira reunião
Na manhã desta terça-feira (5), a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública promoveu sua primeira reunião. Os parlamentares escolheram o vereador Chico do Uberaba (PMN) para a presidência da comissão e Carla Pimentel (PSC) para o exercício da vice. Além dos escolhidos para as referidas funções, também fazem parte da Comissão de Direitos Humanos os vereadores Geovane Fernandes (PTB), Cristiano Santos (PV) e Dirceu Moreira (PSL).
Os parlamentares debateram sobre a vasta gama de temas que constituem a problemática da segurança pública. “A atividade dos vereadores envolvidos nessa comissão envolve o debate de questões variadas como a contenção da violência urbana e a fiscalização das condições das casas noturnas, entre outras”, lembrou Chico do Uberaba. Carla Pimentel enfatizou sua preocupação com a garantia e a preservação dos direitos humanos em qualquer circunstância. “Contenção de criminalidade implica em observação dos preceitos legais que regem as atividades de segurança pública e a comissão estará atenta”.
O vereador Dirceu Moreira declarou que pretende reapresentar seu projeto de instalação de câmeras nas entradas dos estabelecimentos bancários. “O objetivo é coibir a incidência da chamada "saidinha de banco", modalidade de roubo que se tornou mais frequente nos últimos anos”, declarou o parlamentar.
O vereador Cristiano Santos esclareceu que sua atuação na comissão será a mais propositiva possível e terá como fundamento sua experiência na mídia jornalística policial. “Uma iniciativa que poderia fazer diferença seria a reativação dos Conselhos de Segurança dos Bairros, tema que com certeza será abordado em nossas futuras reuniões”, observou ele.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba