Comissão da Visibilidade Negra planeja audiência e tour guiado pela cidade
A Comissão Especial de Visibilidade Negra, em reunião virtual na última quinta-feira (23), definiu a realização de uma audiência pública e um tour guiado pela cidade para tratar da temática. As propostas foram apresentadas pela presidente do colegiado, Carol Dartora (PT), e acatadas pelos presentes. As datas ainda serão marcadas.
“A gente tem um grupo de pessoas são ligadas ao tema, de revisão do patrimônio, ligadas ao movimento negro, que querem que a gente consiga rever e dar visibilidade para alguns pontos da cidade que se referem à história afro-brasileira e afro-curitibana. Então a proposta é de audiência pública para debater o tema. Seria a primeira ação da comissão”, disse Carol.
A outra iniciativa, segundo ela, é fazer um tour pela cidade “com historiadores em pontos que tratam da temática”. Todos os vereadores concordaram e combinaram de agendar a atividade externa numa sexta-feira. O vice-presidente da comissão, João da 5 Irmãos (PSL), também levantou a hipótese da elaboração de um projeto de lei que incentive o grafite como manifestação artística no município de Curitiba.
O colegiado ainda aprovou o regulamento interno da comissão e acordou com a prorrogação de mais 60 dias da vigência do colegiado. O requerimento (084.00002.2021) foi protocolado e deverá ser votado pelo plenário nesta semana. Além de Carol Dartora e João da 5 Irmãos, integram a Comissão Especial de Visibilidade Negra Herivelto Oliveira (Cidadania), Jornalista Marcio Barros (PSD), Maria Leticia (PV), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (Republicanos).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba