Comissão dá parecer favorável a obras na Usina de Asfalto

por Assessoria Comunicação publicado 20/04/2011 14h25, última modificação 09/08/2021 08h50
Os vereadores da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização deram parecer favorável à execução de obras na Usina de Asfalto Gilberto Bueno Coelho, no Abranches, para melhoria das instalações de combate a incêndio na unidade. Os recursos são provenientes de crédito adicional aprovado na reunião desta quarta-feira (20), presidida pelo vereador Paulo Frote (PSDB). Quando a usina foi inaugurada, em 2007, ela ampliou a capacidade de pavimentação mensal do município de cinco para 22 quilômetros, produzindo 140 toneladas de asfalto por hora.
O crédito também contempla a construção de barracão da Patrulha Mecanizada, no bairro Tatuquara, onde serão guardados equipamentos agrícolas utilizados pelo município, e novas intervenções no Posto de Informações Turísticas de Santa Felicidade. Por ano, os terminais de apoio aos turistas realizam mais de 80 mil atendimentos.
Durante a reunião os vereadores Felipe Braga Côrtes (PSDB), Aladim Luciano (PV), Zezinho do Sabara (PSB) e Zé Maria (PPS), também analisaram duas proposições do vereador Pedro Paulo (PT). A primeira pede a criação em Curitiba de programa para a prevenção da gravidez precoce, que contemple educação sexual e oferta de métodos contraceptivos nas unidades de saúde (incluindo implantes de anticoncepcionais). Só participariam do programa pessoas com idade entre 15 e 18 anos, já com vida sexual. Não poderiam estar grávidas, devem fazer o exame de HIV e não possuir restrições clínicas conforme o tratamento indicado.
O outro projeto acolhido pela Comissão de Economia trata da criação de um programa de incentivo à educação básica. Nele, o vereador Pedro Paulo sugere a concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 50% ou 25% para estudantes de instituições privadas de ensino infantil e fundamental, com ou sem fins lucrativos. Seriam beneficiados pela medida somente pessoas que não tenham encontrado vaga na rede pública do município de Curitiba e cuja renda familiar per capita não exceda o valor de três salários mínimos. A instituição de ensino que integre o programa receberia isenção no IPTU, ISS e Taxa de Contribuição de Melhorias. Integram a comissão os vereadores Francisco Garcez (PSDB), Noemia Rocha (PMDB) e Sabino Picolo (DEM).