Comissão da Copa vai pedir informações sobre venda do potencial construtivo

por Assessoria Comunicação publicado 28/08/2013 16h45, última modificação 17/09/2021 10h22

A Comissão Especial da Copa decidiu, em reunião nesta quarta-feira (28), solicitar informações ao secretário municipal da Copa, Reginaldo Cordeiro, sobre a venda do potencial construtivo para a reforma da Arena da Baixada, sede dos jogos do Mundial em Curitiba. O presidente do colegiado da Câmara, Paulo Rink (PPS), destacou que os títulos devem começar a ser liberados entre setembro e outubro.

Os vereadores também acataram a apresentação de pedido de informações à Secretaria Municipal Extraordinária da Copa (Secopa) quanto ao cronograma físico-financeiro das obras do estádio. O documento foi entregue a Cordeiro e à FIFA na semana passada e, segundo relatório publicado pelo Clube Atlético Paranaense (CAP), o índice de conclusão é de 75%.

“Nossa preocupação é acompanhar exatamente o que foi liberado em potencial construtivo e, em relação às obras da Arena, os números que vêm sendo divulgados pela imprensa, em benefício da população”, disse Rink.

De acordo com a engenharia financeira para a reforma do estádio, o município pode conceder até R$ 123 milhões com a venda dos títulos. O valor equivale a dois terços da divisão tripartite dos investimentos para a readequação, engenharia financeira que envolve o CAP, a prefeitura e o governo estadual.

Transparência

O colegiado também discutiu o projeto Jogos Limpos, do Instituto Ethos, que avalia a transparência na preparação do país para a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada e Paraolimpíada do Rio 2016. O último índice referente ao Paraná, de 2012, foi de 15%, e a entidade prepara novo levantamento.

“A ideia é convidar representantes do Instituto Ethos e divulgar a composição do levantamento em plenário, para todos os vereadores, pela transparência do processo e para melhorar a imagem de Curitiba como cidade-sede”, declarou Rink. Ele pontuou que a Câmara de Curitiba atende aos critérios da pesquisa sob sua responsabilidade. O projeto avalia 96 itens.

Dentre outros assuntos, a comissão ainda tratou da Fan Fest de Curitiba, que pode ser transferida do Parque Barigui. Por sugestão do vice-presidente, Tiago Gevert (PSC), os parlamentares devem buscar informações junto à Fundação Cultural de Curitiba (FCC) sobre as possíveis atrações que o evento da FIFA vai receber na capital.

A Comissão Especial da Copa também reúne os vereadores Cristiano Santos (PV), relator, Jorge Bernardi (PDT), Mauro Ignacio (PSB), Pedro Paulo (PT), Pier Petruzziello (PTB), Professor Galdino (PSDB) e Toninho da Farmácia (PP).