Comissão da Copa teve ano de muito trabalho

por Assessoria Comunicação publicado 23/12/2010 16h00, última modificação 01/07/2021 11h45
“Foi um ano de muito trabalho. Em todos os eventos relacionados à Copa do Mundo de 2014 havia pelo menos um dos 12 integrantes da Comissão da Copa da Câmara de Curitiba. Tivemos mais de 30 reuniões com representantes de diversos setores, como hotelaria, gastronomia, saúde, segurança e planejamento, e visitamos todas as cidades-sedes do Brasil”, afirmou o vereador Mario Celso Cunha (PSB), ex-presidente da Comissão da Copa do Mundo de 2014 da Câmara de Curitiba, que assumirá a Secretaria Especial para Assuntos da Copa, integrando a equipe do governador eleito Beto Richa. Em seu lugar, assume interinamente o vereador Pedro Paulo (PT), relator da comissão. A escolha do novo presidente acontecerá até o dia 10 de janeiro, em eleição que será realizada entre os membros da comissão.
Neste ano, a comissão participou de reuniões com todos os ministros envolvidos na Copa de 2014, como Esportes, Turismo, Planejamento, Casa Civil, etc. Também participou de três eventos organizados pela Fifa e duas reuniões com o presidente Lula, além de diversos encontros com o governador Orlando Pessuti, o então prefeito Beto Richa e o atual prefeito Luciano Ducci. O vereador Mario Celso participou da Copa da África do Sul e acompanhou os desafios de sediar um dos maiores eventos esportivos do planeta.
Integrantes da comissão estiveram presentes em reuniões geradoras de recursos para Curitiba no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Mundial. “Promovemos diversas ações que resultaram na votação da transferência de potencial construtivo para as obras na Arena da Baixada e isenção tributária para a Fifa e seus parceiros institucionais durante a realização da Copa de 2014 na capital paranaense”, informou Mario Celso.
O objetivo de Curitiba é receber o Centro de Transmissões da Copa do Mundo, que é de onde serão transmitidas as imagens da competição para todos os países. A capital paranaense ainda se prepara para a Copa das Confederações, em 2013, um ano antes da Copa do Mundo. Outro projeto propõe a instalação de cronômetros digitais com contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2014. A proposta, já aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito, prevê a colocação de relógios acoplados em telões, em pontos estratégicos da cidade, como mais um incentivo para o Mundial.
O parlamentar ressaltou, ainda, que a comissão dispõe de milhares de informações relacionadas ao evento, como sustentabilidade, planejamento, infraestrutura, entre outros. A Copa deve fazer girar em torno de R$ 183 bilhões no Brasil, com expectativa de gerar cerca de quatro milhões de empregos até 2014. Curitiba deve receber cerca de R$ 4,5 bilhões em investimentos.
“Como presidente da comissão estive focado em Curitiba e na região metropolitana. Agora, como secretário, pensarei no planejamento e na mobilidade urbana para todo o Estado”, explicou, acrescentando que “a prioridade é acompanhar a série de projetos para a Copa, unir as cidades paranaenses que envolvem o Mundial e buscar projetos alternativos para garantir mais verbas para o campeonato”.
Integram a comissão, além de Mario Celso e Pedro Paulo, os vereadores Aladim Luciano (PV), Clementino Vieira (PMDB), Jair Cézar (PSDB), Juliano Borghetti (PP), Julião Sobota (PSC), Julieta Reis (DEM), Omar Sabbag Filho (PSDB), Valdemir Soares (PRB), Renata Bueno (PPS) e Roberto Hinça (PDT).