Comissão da Copa também vai focar nas Olimpíadas 2016
Dois dos maiores eventos esportivos mundiais serão realizados no Brasil, nos próximos anos. Em 2014, o País sediará a Copa do Mundo, um megaevento que movimentará milhões de dólares e deixará um grande legado. Em 2016, será a vez das Olimpíadas, outro importante marco esportivo. Para tanto, os órgãos governamentais estão se preparando desde já, elaborando projetos e criando alternativas para fazer das sedes um sucesso internacional.
Mesmo antes da indicação de Curitiba como sede a Copa do Mundo 2014, a Câmara Municipal se antecipou e criou uma Comissão Especial, visando o acompanhamento e fiscalização de tudo que se refere à preparação, investimentos e contratos. Diversas reuniões já foram realizadas, incluindo ações externas, como participação em eventos, além da presença nos três seminários oficiais da Fifa e do Comitê Organizador Nacional. Os membros da comissão também estiveram em Brasília, conversando pessoalmente com vários ministros, sempre em defesa dos interesses da cidade de Curitiba.
O vereador Mario Celso Cunha (PSB) é o presidente da comissão, que tem como relator o vereador Pedro Paulo (PT) e como membros Omar Sabbag Filho (PSDB), Julião Sobota (PSC), Juliano Borghetti (PP), Aladim Luciano (PV), Algaci Tulio (PMDB), Valdemir Soares (PRB), Renata Bueno (PPS), Julieta Reis (DEM), Roberto Hinça (PDT) e Jair Cézar (PSDB). Um dos principais objetivos agora é fechar a questão da Arena, do Clube Atlético Paranaense. A comissão pretende ouvir os dirigentes do clube para definir a questão das obras do estádio.Jogos Olímpicos
Com a indicação da cidade do Rio de Janeiro para ser a sede das Olimpíadas de 2016, a comissão também vai acompanhar os detalhes para este outro grande evento, mesmo porque Curitiba conta com a presença de vários atletas de competição, medalhistas e esportistas olímpicos. Segundo o vereador Mario Celso Cunha, “Curitiba tem condições de sediar alguns pontos de concentração ou de treinamentos, sem falar na possibilidade de realizar algumas competições. Afinal, temos o velódromo, a raia do Iguaçu, autódromo, piscinas olímpicas e outros equipamentos de nível. A prefeitura já está fazendo reuniões com secretários para receber sugestões que possam colocar a cidade na rota do Comitê Olímpico Brasileiro. Bom para a cidade, para a rede hoteleira e rede gastronômica. Todos ganham”, completou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba