Comissão da Copa planeja audiências públicas nos bairros

por Assessoria Comunicação publicado 02/03/2011 13h15, última modificação 06/08/2021 08h33
A Comissão da Copa  decidiu, nesta quarta-feira (2), pela realização de audiências públicas nas administrações regionais da cidade. As reuniões tratariam dos preparativos da cidade para o campeonato mundial de futebol, sendo abertas para toda a comunidade e feitas em parceria com a prefeitura de Curitiba.  “A primeira deve ser agendada para abril, com a presença dos moradores, clubes de futebol, torcidas e escolas de futebol amador”, adianta o presidente da comissão, vereador Pedro Paulo (PT).
O parlamentar informa que consultou o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), e o líder do prefeito Luciano Ducci na Casa, João do Suco (PSDB), recebendo sinal positivo para iniciar a organização das audiências. “O objetivo é que a prefeitura repasse aos habitantes, em linguagem menos técnica, como será a realização da Copa do Mundo na capital, quais obras estão sendo feitas e o quê o curitibano pode esperar de 2014. A ocasião também serviria para recebermos sugestões dos moradores, envolvendo mais a população no evento internacional”, explica Pedro Paulo.
Região metropolitana
Na companhia dos vereadores Valdemir Soares (PRB), Aladim Luciano (PV), Julião Sobota (PSC) e Roberto Hinça (PDT), o presidente da comissão informou que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais confirmou a intenção de criar uma comissão especial nos moldes da elaborada em Curitiba, para acompanhar a realização da Copa de 2014. O comunicado foi bem recebido pelos parlamentares da capital, uma vez que o município vizinho receberá investimentos no aeroporto e na melhoria da avenida Comendador Franco. Segundo os vereadores, a iniciativa deve consolidar um espaço metropolitano de discussão da Copa.
A comissão também definiu o agendamento de novas reuniões com os gestores municipal, estadual e federal da Copa de 2014 e a participação nos eventos de preparação do Brasil para o Mundial. Em março, haverá um encontro das cidades-sede em Belo Horizonte para troca de experiências, sem a participação da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Estas entidades estarão encarregadas da preparação da nova edição do Seminário Geral da Copa do Mundo, em abril. Integram a Comissão da Copa os vereadores Jair Cézar (PSDB), Julieta Reis (DEM), Juliano Borghetti (PP), Renata Bueno (PPS), Paulo Frote (PSDB), Serginho do Posto (PSDB) e Zezinho do Sabará (PSB).