Comissão da Copa participa do II Seminário Fifa 2014

por Assessoria Comunicação publicado 21/08/2009 18h50, última modificação 25/06/2021 09h22
Organizado pelo Comitê Nacional da Copa do Mundo Fifa 2014, foi realizado no Rio de Janeiro, nas dependências do Hotel Windsor, o II Seminário das Cidades Sedes, com a participação de representantes da Fifa e CBF. O encontro foi coordenado pela gerente-geral do Comitê Brasileiro, Joana Havelange.
A Comissão da Copa do Mundo 2014 da Câmara Municipal de Curitiba foi representada pelos vereadores Mario Celso Cunha (PSB), presidente, Pedro Paulo (PT), relator, e pelos membros Renata Bueno (PPS) e Valdemir Soares (PRB). O evento foi realizado em três dias e terminou nesta sexta-feira (21). A cidade de Curitiba apresentou seus projetos e discutiu detalhes da conclusão da Arena, na quinta-feira (20), das 17h30 às 20h, quando falaram os representantes da prefeitura, Suzana Costa, engenheira do Ippuc, e o arquiteto Carlos Arcos, responsável pelo projeto do Clube Atlético Paranaense. Também estava presente o secretário municipal de Relações Políticas e Institucionais, Luiz de Carvalho, gestor da Copa pelo município de Curitiba.
O assunto principal foi focado na dilatação dos prazos estabelecidos anteriormente pela Fifa e também sobre diminuição de custos. Houve concordância quanto à desobrigação de cobrir totalmente o estádio, diminuindo mais de R$ 30 milhões do custo inicial. Outras ações que vão apontar para alteração do projeto original também vão colaborar para diminuir valores. Quanto aos prazos, o importante é que tudo seja entregue ao Comitê Nacional até o final de fevereiro de 2010. A Fifa fixou o dia 1º de março de 2010 como prazo limite para o início das obras, de acordo com cada projeto, sem prorrogação. Quem não cumprir, estará fora da Copa do Mundo.
Segundo Mario Celso, Curitiba está bem adiantada, pois os projetos estão prontos ou em fase final. “É o caso da questão ambiental, ecológica e urbanística. O projeto de viabilidade econômica também está elaborado e será contratada uma assessoria para acompanhar tecnicamente todos os projetos”, informou. A vereadora Renata Bueno disse que, “apesar do centro das discussões girar em torno dos estádios, foi importante também destacar a vantagem de Curitiba quanto às redes hoteleiras e gastronômicas. Cada delegação vai precisar de hotéis de primeira qualidade, com total segurança, privacidade e estacionamentos reservados, além de dispor de pelo menos 70 apartamentos por seleção.” O vereador Pedro Paulo destacou que “ficamos contentes com os encaminhamentos e sentimos, com os integrantes da Fifa, que nossa cidade está com os projetos bem adiantados. Segundo disse Jean Pierre Koeltgen, Curitiba tem uma proposta bastante generosa e as modificações serão problemas de menor preocupação.” Para o outro membro da Comissão da Copa de Curitiba, vereador Pastor Valdemir Soares, “o importante é que Curitiba tem cumprido à risca os encargos do caderno da Fifa, dando tranquilidade para o Comitê Nacional. Com a Arena fechada em 41.243 lugares, com 1.900 lugares de camarotes, certamente estaremos viabilizando uma indicação também para sediar a futura Copa das Confederações, em 2013.”
Também participaram do seminário os seguintes integrantes da Fifa: Jay Neuhas, Marketing; Nicolas Mainos, Mídia; Jean Pierre, Protocolo e Hospitalidade; Dick Wiles, Match-Informática; Ray Luhelan, Match Geral, e Jorg Sander, HBS-Televisões. Pelo Comitê Nacional da Copa 2014, membros da CBF, como Rodrigo Paiva, assessor de imprensa; Carlos de La Corte, Estádios; Mario Rosa, Relações Institucionais, e Fúlvio Danilas, Competições. Tudo coordenado por Joana Havelange.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, esteve no evento, saudando os participantes.
Na quarta-feira (19), foram realizadas apresentações de Manaus, Fortaleza e Natal. Na quinta-feira pela manhã, Recife, Salvador e Brasília. À tarde, Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba. Nesta sexta, o encerramento com Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.
Paralelamente ao seminário, foi realizado um encontro dos 12 prefeitos das cidades sedes, no Hotel Copacabana, com o representante do governo federal, Alexandre Rocha Santos Padilha, assessor do presidente Lula e responsável pelo PAC da Copa do Mundo. Diversos pedidos foram feitos e tudo será encaminhado para uma reunião em Brasília com os ministros da Casa Civil, Planejamento, Cidades, Turismo e Esportes. Os prefeitos pedem recursos para infraestrutura, metrô e um PAC especial para os estádios.