Comissão da Copa participa de Balanço Geral em Brasília

por Assessoria Comunicação publicado 24/05/2012 19h35, última modificação 02/09/2021 08h29
Os vereadores da Comissão Especial da Copa do Mundo de 2014 da Câmara de Curitiba, Pedro Paulo (PT) e Juliano Borghetti (PP), participaram, nesta quarta-feira (23), da apresentação do Terceiro Balanço Oficial da Copa 2014, feita pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo. A reunião, com coletiva de imprensa, aconteceu no auditório do Ministério do Esporte, em Brasília.
O encontro contou com a presença dos ministros Miriam Belchior, do Planejamento; Aguinaldo Ribeiro, das Cidades; Wagner Bittencourt, da Secretaria de Aviação Civil; Leônidas Cristino, da Secretaria de Portos, além do secretário executivo do ministério do Esporte, Luis Fernandes; do coordenador geral das Câmaras Temáticas do Ministério do Esporte, Joel Benin; da deputada federal Cida Borghetti (PP-PR), da engenheira do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Susana Lins Costa, e do secretário estadual para assuntos da Copa 2014 no Paraná, Mario Celso Cunha, que fez uso da palavra para esclarecer alguns fatos relacionados com a preparação do Mundial no estado.
“Quando o balanço foi fechado, em março, as obras do estádio do Atlético Paranaense chegavam a 11%, como consta no relatório oficial, mas já em maio chegava a 18%, com a finalização das duas primeiras etapas”, disse o secretário. “A cidade de Curitiba já está preparada para receber a Copa, mesmo se não tivesse nenhuma outra intervenção urbana, pois existem hoje na capital mais de 600 obras em andamento e o planejamento que foi feito ao longo dos anos coloca a cidade na vanguarda, inclusive com o sistema BRT, com canaletas exclusivas, hoje imitado por mais de sete capitais”, afirmou.
O secretário ainda falou sobre o legado que está sendo conquistado. “Hoje, nós já somamos mais de R$ 2 bilhões em captação de recursos. São obras e equipamentos que o Paraná está ganhando. São conquistas nas áreas de energia elétrica, segurança, saúde, mobilidade urbana, tecnologia da informação e tantas outras”, lembrou Mario Celso Cunha.
O ministro Aldo Rebelo lembrou que o esforço para a preparação e realização da Copa do Mundo é nacional. “Esse balanço é o resultado do trabalho e do esforço do governo federal, dos estados e das capitais, que partilham recursos financeiros e humanos muito grandes”, disse o ministro, ao ressaltar o trabalho coletivo envolvendo os governos municipais, estaduais e ministérios.
Aldo Rebelo destacou, também, que a Copa do Mundo traz inúmeras oportunidades de desenvolvimento para o país, gerando muitos novos empregos desde já. “A Copa já é uma realidade no Brasil e já gerou 300 mil empregos. Tínhamos, em dezembro de 2010, 20 obras; no segundo balanço, em setembro de 2011, 34 obras; e agora temos 60 obras. A maioria dos empreendimentos será entregue em 2013, o que antecipa o legado para as cidades-sede do Mundial”, completou.
Segundo o secretário da Aviação Civil, todas as obras nos aeroportos estão dentro dos prazos previstos. “Todos os projetos em elaboração estão dentro do cronograma previsto e não vemos dificuldade nenhuma para que fiquem prontos no prazo”, ressaltou Wagner Bittencourt.
Avanço nas obras
Desde o último balanço apresentado pelo governo federal, em setembro de 2011, o número de obras em andamento teve um aumento de 76%, contando hoje com 60 obras nas 12 cidades-sede.
Todos os estádios estão dentro do cronograma previsto, tanto para a Copa das Confederações, em 2013, como para a Copa do Mundo, em 2014. O balanço também mostra o avanço nas obras de mobilidade urbana, sendo um importante legado que ficará para o Brasil.
Estádios
Alguns estádios, como em Fortaleza, Salvador, Brasília e Belo Horizonte já passaram a marca de 50% de realização. Todos estão dentro do cronograma estabelecido.
Mobilidade urbana
Existem nove cidades-sede com obras em andamento, num total de 51 empreendimentos, que contam com financiamentos do governo federal. A maioria das obras ficarão prontas até o segundo semestre de 2013 e o restante deverá ser entregue no primeiro semestre de 2014.
Aeroportos
Os aeroportos considerados prioritários para o Mundial já estão com as obras em andamento. Dos 31 empreendimentos, 26 tem previsão para 2013 e cinco para o início de 2014.