Comissão da Copa é recebida por Beto Richa

por Assessoria Comunicação publicado 10/03/2009 17h25, última modificação 23/06/2021 08h33
“A Copa do Mundo de 2014 trará inúmeros benefícios definitivos e duradouros para as 12 cidades que serão escolhidas como subsedes do campeonato, pois nelas serão feitos grandes investimentos em modernização na infraestrutura das capitais.” A afirmação é do prefeito Beto Richa (PSDB), em reunião com os vereadores que integram a comissão especial para acompanhar os assuntos relacionados ao Mundial na Câmara de Curitiba, nesta terça-feira (10), em seu gabinete, na prefeitura.
O objetivo do encontro, segundo o líder do prefeito na Casa e presidente da comissão, vereador Mario Celso Cunha (PSB), foi apresentar oficialmente a comissão ao prefeito e informá-lo sobre as próximas ações do grupo. “Nossos próximos passos são visitar os estádios da capital, como a Arena da Baixada e o CT do Caju, e a imprensa local”, comentou, acrescentando que, “se Curitiba for escolhida como subsede, faremos o acompanhamento de tudo que acontecerá na cidade em relação à Copa.”  
Os demais parlamentares integrantes da comissão participaram com sugestões e planos de ação. Criar projetos para conscientizar os jovens a cuidar do patrimônio público municipal, trabalhar pelo aumento da educação e diminuição do vandalismo, produzir um material de divulgação de Curitiba em diversos idiomas e aumentar a presença da família no esporte foram algumas das propostas apresentadas pelos vereadores.
Tradição
Richa, que está otimista sobre a escolha da capital paranaense como uma das subsedes, dia 20 deste mês em Zurique, na Suíça, disse que Curitiba já possui uma das melhores infraestruturas do País, além de ter tradição em organizar e realizar grandes eventos nacionais e internacionais. “Estas qualidades contribuem muito para que a nossa cidade seja escolhida”, disse.
O prefeito também destacou alguns eventos já realizados na cidade, como o COP-8 (8ª Conferência das Partes da Convenção da Biodiversidade da ONU), MOP-3 (3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança) e o Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC). “Eles atraem pessoas do mundo inteiro, movimentando o turismo e gerando emprego e renda, além de causar impacto em mais de 50 setores da sociedade”, informou Richa, completando que muitas indústrias acabam se instalando na região por terem conhecido a cidade nestas oportunidades. “Em alguns dias, poderei anunciar a instalação de uma nova indústria na região, que conheceu a nossa cidade através do WTCC, no último final de semana”, adiantou.  
Para o assessor de Relações Institucionais da prefeitura, Luiz de Carvalho, a Copa trará grandes investimentos em diversos setores, mas principalmente na saúde, transporte e segurança, que não serão desfeitos após o seu término. “Este é o legado que o Mundial vai nos deixar. E o papel dos vereadores é extremamente importante, pois eles estarão legitimando estes investimentos”, disse. Carvalho informou, ainda, que o objetivo é trazer o Centro de Comunicação do campeonato para Curitiba.
Próximo encontro
Nesta quarta-feira (11), às 14h30, a comissão especial para acompanhar os assuntos relacionados à Copa de 2014 receberá o vice-governador do Estado, Orlando Pessuti, na sala da presidência da Câmara de Curitiba. Pessuti é presidente do Comitê Executivo para o Mundial.
Presenças
Participaram da reunião desta terça, além de Mario Celso, os vereadores Pedro Paulo (PT), relator; Aladim Luciano (PV), Algaci Tulio (PMDB), Juliano Borghetti (PP), Julião Sobota (PSC), Omar Sabbag Filho (PSDB), Pastor Valdemir Soares (PRB), Renata Bueno (PPS) e Roberto Hinça (PDT), todos integrantes da comissão; o líder do PSDB na Casa, vereador Serginho do Posto; os presidentes do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Almeida; os secretários municipais do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo, e do Governo Municipal, Rui Hara, e as engenheiras do Ippuc, Zelinda Rosário e Susana Costa.