Comissão da Copa debate obras com os governos federal e estadual
A Comissão da Copa recebeu, nesta sexta-feira (15), o assessor especial do Ministério dos Esportes, Ricardo Gomide, e o secretário estadual Mario Celso Cunha, responsável pela preparação do Paraná para o evento esportivo internacional de 2014. Os vereadores da Câmara de Curitiba aproveitaram a oportunidade para obter mais informações sobre o cronograma de execução das obras e questionaram informações divulgadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que os aeroportos não ficarão prontos até a realização da Copa do Mundo.
“O estudo do Ipea diz que nove dos treze aeroportos brasileiros que serão mais utilizados durante o Mundial não ficarão prontos. Primeiro, não é o caso de Curitiba, cuja previsão para conclusão das obras é dezembro de 2013. Segundo, que o Ipea se pautou pela legislação vigente. A presidenta Dilma criará novos ritos burocráticos que facilitarão a execução das obras e uma secretaria especial, com status de ministério, para coordenar a aviação civil no país”, adiantou o assessor do Ministério do Esporte. O presidente da comissão, vereador Pedro Paulo (PT), combateu o clima de “negativismo”, sugerindo que os esforços estejam concentrados no sucesso do evento. “Nós estamos fiscalizando e cumprindo a nossa parte. Agora vamos levar todas as informações para a população e ouvir as expectativas dos habitantes da capital nas audiências públicas. A primeira será no Pinheirinho, no próximo dia 26, às 19h”, diz o parlamentar.
Para Mario Celso Cunha, repete-se no Brasil algo que ocorreu na véspera da última Copa do Mundo. “Na África do Sul, antes do início do campeonato, houve um linchamento midiático das condições de infraestrutura, mas correu tudo bem. Eles foram perfeitos”, afirmou o secretário de Estado. Mario Celso informou que a realização de obras na Arena da Baixada estão dentro do prazo, com previsão para início em julho e término em dezembro de 2012. “Desconfiar da nossa capacidade de realizar a Copa do Mundo é criticar o povo brasileiro, pois existem 12 cidades envolvidas nesta preparação. A Fifa tem este estilo mesmo, de se posicionar publicamente sobre o evento. Agora já voltaram atrás e elogiaram o trabalho feito”, disse Gomide. O representante do Ministério do Esporte confirmou a boa avaliação de Curitiba pelos técnicos do governo federal e da própria Fifa.
Os vereadores Jair Cézar e Paulo Frote, do PSDB, Aladim Luciano (PV) e Julieta Reis (DEM) questionaram a ausência de obras de ampliação do número de pistas no aeroporto Afonso Pena. A informação dada é a de que há a perspectiva de construção de uma nova pista com recursos do PAC 2, para a qual faltaria projeto executivo, licenças ambientais, declaração de utilidade pública de área a ser incorporada pelo aeroporto e desapropriação destes terrenos.
Também participaram da reunião os vereadores Juliano Borghetti (PP), relator, João do Suco (PSDB), líder do prefeito na Câmara, Julião Sobota (PSC) e Valdemir Soares (PRB).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba