Comissão da Câmara constata início de obras na ponte do Tingui
por Filipi Oliveira
—
publicado
28/04/2020 21h00,
última modificação
30/04/2020 16h05
Colaboradores: Marcio Silva, José Lazaro
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.
A Comissão Especial de Avaliação de Pontes e Viadutos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) constatou a realização de obras estruturais na ponte de madeira do parque Tingui, o primeiro local vistoriado pelos vereadores, em novembro do ano passado. O presidente do colegiado, Mauro Ignácio (DEM), exibiu fotos da reforma durante a sessão plenária virtual desta quarta-feira (29) e, junto com o relator Bruno Pessuti (Pode), apresentou um relatório sobre o trabalho desenvolvido até agora, que conta com o apoio Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), ligado à Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“A comissão esteve na ponte do Parque Tingui e foi constatado que a ponte estaria de regular para ruim”, disse Ignácio, ao se referir ao relatório parcial da comissão encaminhado ao Executivo. Ele lembrou que a prefeitura já havia realizado manutenção no local, após a vistoria. “Mesmo assim, achamos que deveria haver algo melhor”, pontuou, em relação à competição Talento Urbanístico Jovem, lançada em março para a seleção de projeto arquitetônico para a ponte. Devido à ligação com o bairro de Santa Felicidade, o fluxo de veículos naquele ponto é intenso, inclusive com a passagem da Linha Turismo. “Estamos pensando em alguma arquitetura moderna, uma obra de arte que tenha relação com a beleza do parque Tingui”, afirmou.
A Comissão de Pontes e Viadutos está com os prazos suspensos por ato da Mesa devido à pandemia do novo coronavírus, e deve se reunir em maio, virtualmente. Um dos temas em pauta será, segundo Mauro Ignácio, a reabertura da competição urbanística. “Sabemos que há o interesse de outros alunos em participar, contribuir para a cidade”, apontou Ignácio. “Esperamos uma adesão maior de alunos tão logo a cidade voltar ao normal. Muito em breve, espero, estaremos em atividade, porque estamos dando exemplo de fazer diferença para a cidade.”
Mauro Ignácio também apresentou um relatório resumido das atividades, ao lembrar que a comissão vistoriou o viaduto do Colorado, “que foi constatado como bom [em sua estrutura]”, “estivemos na trincheira da Mario Tourinho, que continua em obra e tem previsão de entrega para este semestre. Também estivemos em duas pontes no Atuba. Uma delas, passagem de pedestres que estava danificada pela chuva, caiu e já foi reposta segundo nos informaram (leia mais)”, listou.
Relator da comissão especial, Bruno Pessuti reforçou o trabalho desempenhado nos últimos meses, “como a doação de uma nuvem de pontes que provavelmente será na Ponte Preta, na rua João Negrão. A Câmara de Vereadores de Curitiba mostra, mais uma vez, seu papel fiscalizatório”, concluiu.
Denúncias e sugestões
O site da CMC disponibiliza um canal exclusivo para o envio de denúncias e sugestões à Comissão Especial de Avaliação de Pontes e Viadutos. O banner está disponível na capa do site do Legislativo. Além das redes sociais, postando uma foto da ponte ou viaduto mais a hashtag #ponteseviadutoscuritiba, a população pode participar pelo e-mail comissao.ponteseviadutos@cmc.pr.gov.br.
A comissão
Formada por nove vereadores, a comissão busca prevenir acidentes e tragédias, como os registrados em outras cidades brasileiras, geralmente por falta de manutenção. O colegiado vistoriou e avaliou a segurança das pontes e viadutos, estabelecendo um catálogo oficial e apresentando à Prefeitura de Curitiba e demais órgãos competentes um relatório com o resultado das inspeções e demais atividades.
Instalado no dia 20 de novembro, o colegiado da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) é presidido por Mauro Ignácio e tem Bruno Pessuti como relator. Também participam, conforme a proporcionalidade dos partidos representados na Casa, os vereadores Cacá Pereira (DC), Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Marcos Vieira (PDT), Maria Manfron (PP), Oscalino do Povo (Pode), Professor Silberto (MDB), vice-presidente, e Serginho do Posto (PSDB).
Leia também
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba