Comissão da AL tem participação de Sabbag
O vereador Omar Sabbag Filho (PSDB) participou de reunião da Comissão de Assuntos Metropolitanos na Assembleia Legislativa presidida pelo deputado estadual Osmar Bertoldi, em conexão com o Grupo Integrado de Ações Federativas do Paraná, coordenado pelo jornalista Rafael de Lala. No encontro, recentemente, foi tratado com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a questão da mobilidade entre a região metropolitana e a capital. O coordenador da Comec, Alcidino Bittencourt Pereira, apresentou um balanço dos principais projetos relacionados à integração de transportes e vias de acesso entre a região metropolitana e a capital. Para Omar Sabbag Filho, buscar uma abordagem metropolitana dos problemas de Curitiba é um dos seus compromissos de vereador.
Na reunião foram debatidas estratégias para viabilizar a captação de recursos e concretizar as propostas apresentadas pela Comec. Entre os recursos com que se pode contar, os mais importantes são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, com previsão de R$ 402 bilhões para Curitiba.
O programa de mobilidade para a região metropolitana e para o município de Curitiba foi entregue por Bittencourt em Brasília, em 14 de novembro do ano passado, no Ministério das Cidades. O programa foi elaborado em conjunto pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e Comec, que também obteve a colaboração da Secretaria do Planejamento e Coordenação (SEPL) e da prefeitura de Curitiba, através Ippuc, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.
As ações previstas no programa visam assegurar fluidez ao sistema de tráfego da capital por meio de acessos e corredores para a região metropolitana, privilegiando a saída do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, até o Centro Cívico, na capital.
Na opinião do vereador Omar Sabbag Filho, “é preciso somar esforços entre todas as casas legislativas da RMC e as bancadas estadual e federal do Paraná para garantir que os recursos pleiteados no âmbito do PAC sejam efetivamente repassados para a região”.
A intenção é remodelar os dois principais eixos de ligação viária de São José dos Pinhais com a capital, que são a Avenida das Torres e a Marechal Floriano, para atender a cidade. Esta investida está denominada no projeto como integração metropolitana de vias radiais e vai beneficiar também o município de Pinhais, via eixo Victor Ferreira do Amaral.
As ações, que devem começar neste ano, se dividem em investimentos de aproximadamente 51,5% na cidade de Curitiba e 48,5% em áreas de municípios componentes do Núcleo Urbano Central (NUC) da região metropolitana, com influência direta na qualidade de circulação em seu pólo.
Em destaque neste programa está o denominado núcleo logístico, que contemplará obras no entorno da Arena na Baixada, estádio indicado para ser utilizado na Copa do Mundo de 2014, caso Curitiba seja eleita uma das subsedes do Mundial.
Ações para garantir mobilidade, acessibilidade e segurança também estão previstas, como recuperação de vias, requalificação da Visconde de Guarapuava, entorno da rodoferroviária e avenida Cândido de Abreu, entre outras melhorias.
As obras caracterizam-se por um corredor metropolitano, que vai interligar e consolidar os corredores de transporte radial, relacionando a malha urbana de Curitiba com a dos núcleos urbanos metropolitanos periféricos do norte, leste e sul. Também constam no projeto um Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) e um Sistema Integrado de Monitoramento Metropolitano (Simm).
“Acompanhar as ações da Comissão de Assuntos Metropolitanos na Assembleia Legislativa do Paraná e ingressar no Grupo Integrado de Ações Federativas do Paraná são tarefas que pretendo desenvolver como representante eleito dos cidadãos curitibanos com base numa proposta de campanha de visão de longo prazo e de abordagem metropolitana das questões de Curitiba”, afirmou Omar Sabbag Filho.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba