Comissão da Água protocola requerimento de alunos e professores

por Assessoria Comunicação publicado 17/12/2009 18h50, última modificação 28/06/2021 11h17
O presidente da Comissão Especial da Água da Câmara de Curitiba, Francisco Garcez (PSDB), protocolou, nesta quinta-feira (17), na prefeitura, requerimento assinado por todos os membros da comissão para que o rio Pinheirinho seja incluído no Anel de Conservação Sanitário Ambiental de Curitiba. A iniciativa dos parlamentares atende pedido de estudantes de Biologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Colégio Estadual Newton Ferreira da Costa, localizado no bairro Lindóia, durante visita da comissão à escola, no último dia 3. “A expectativa é que a medida dê mais visibilidade ao rio, que integra a bacia do rio Belém, auxiliando na sua conservação”, afirmou Garcez.
Após trabalho de pesquisa coordenado pelas professoras Christiane Gioppo, da UFPR, e Vandamir Palmeiro, do Colégio Newton Ferreira da Costa, os estudantes traçaram um diagnóstico do rio. “Eles constataram que o rio não integra o anel de conservação e por este motivo estão fazendo a reivindicação”, explicou. Garcez informou que o trabalho da comissão é o de ir ao encontro da comunidade e debater os problemas dos nossos rios. “Quanto ao documento protocolado, foi um compromisso que fizemos com os alunos e o colégio e agora estamos cumprindo”, disse o parlamentar.
Pedido
Os vereadores Francisco Garcez e Algaci Tulio (PMDB) estiveram no Colégio Estadual Newton Ferreira da Costa, no início deste mês. A visita foi solicitada pelos alunos, que pediram aos parlamentares a inclusão do rio Pinheirinho, que passa próximo ao colégio, no Anel de Conservação Sanitário Ambiental de Curitiba.
Sob a coordenação da professora Vandamir Palmeiro, que leciona no colégio há 15 anos e contando com ajuda de três universitárias do curso de Biologia da UFPR e da docente Christiane Gioppo, foi viabilizado o desenvolvimento da atividade. Mariana Braga, Alana Ribeiro e Natascha Wosnik conduziram os estudantes no processo de resgate da história do rio Pinheirinho, por meio do levantamento fotográfico e entrevistas com os moradores da região.
Comissão
A Comissão Especial da Água foi criada pela Câmara de Curitiba com o objetivo de verificar e acompanhar a qualidade da água consumida na capital, desde a coleta até o tratamento do esgoto, e mapear e dar diagnóstico sobre as bacias hidrográficas da cidade. Também integram a comissão os vereadores Caíque Ferrrante (PRP), relator, Jonny Stica (PT), Julieta Reis (DEM), Zé Maria (PPS), Juliano Borghetti (PP), Tico Kuzma (PSB) e Felipe Braga Côrtes (PSDB).