Comissão convidará médicos para reunião

por Assessoria Comunicação publicado 21/08/2007 17h55, última modificação 17/06/2021 08h18
Representantes dos conselhos Regional de Medicina e Municipal de Saúde serão convidados a participar da próxima sessão da Comissão de Serviço Público da Câmara de Curitiba, marcada para o dia 4 de setembro. A decisão foi tomada na reunião desta terça-feira (21). Para o presidente da comissão, vereador Jair Cézar (PTB), os médicos deverão esclarecer e orientar os parlamentares na discussão do projeto que prevê a obrigatoriedade do fornecimento do diagnóstico por escrito da doença dos pacientes.
A proposta, do vereador Tico Kuzma (sem partido), está em apreciação na Comissão e torna obrigatório o fornecimento, por postos de saúde, ambulatórios, clínicas, hospitais e consultórios médicos conveniados com a rede de saúde municipal, de diagnóstico escrito da doença objeto da consulta, tratamento ou intervenção cirúrgica do paciente. “A proposta é polêmica, por isso, é preciso ouvir os profissionais da área”, argumenta Jair Cézar.
Parecer técnico
Outro projeto, do vereador Sérgio Ribeiro (PV), que prevê a implantação no sistema de transporte municipal de linha de ônibus da solidariedade, visando facilitar o transporte de voluntários para doação de sangue nos hospitais e postos de atendimentos, será encaminhado à Urbs, empresa gerenciadora do transporte coletivo. A idéia é anexar o parecer técnico dos profissionais da empresa para seguir com as discussões.
Proposta do vereador Roberto Hinça (PDT) também será levada à Urbs. A idéia do parlamentar é dispensar os ônibus urbanos de obedecer as paradas obrigatórias para embarque e desembarque de passageiros portadores de deficiência física, quando estes solicitarem.
Vistas
A Professora Josete (PT) pediu vistas, para aprofundar a análise, ao projeto do vereador licenciado Manassés Oliveira que dispõe sobre questões relacionadas à liberdade religiosa. Com a matéria, o ex-parlamentar pretende vedar a realização de provas de concursos públicos aos sábados. Também proíbe a convocação para trabalhos nas sextas-feiras à noite e sábados de qualquer servidor que alegar imperativo de consciência ou decorrência de crença religiosa.
Além de Jair Cézar e da Professora Josete, participaram da reunião desta terça-feira (21), os vereadores Aldemir Manfron (PP), Elias Vidal (PDT), Geraldo Bobato (DEM), José Roberto Sandoval (PTB), Julieta Reis (PSB), Luizão Stellfeld (PCdoB) e Dona Lourdes (PSDB).