Comissão avalia itens do plano de servidores
A Comissão de Serviço Público da Câmara de Curitiba realizou, na tarde desta segunda-feira (10), mais uma reunião para avaliar novos itens do Plano de Cargos e Salários do funcionalismo municipal, quando concluiu a pauta das 20 propostas apresentadas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sismuc). O presidente da Comissão, vereador Jair Cézar recepcionou a secretária de Recursos Humanos, Marisa Cardoso Marés de Souza; o secretário de Administração, Geraldo Demóstenes Siqueira; a procuradora geral do Município, Vera Lúcia Bittencourt; a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Política de Pessoal, Maria do Carmo Aparecida de Oliveira, e a superintendente de Recursos Humanos, Walkiria Zanith de Pauli.
As negociações seguem analisando benefícios que serão introduzidos no plano e o próximo passo, segundo Jair Cézar, será uma nova reunião da Comissão, sem data marcada, para avaliar o conjunto das propostas apresentadas nos encontros realizados até agora. Posteriormente, numa segunda reunião, serão discutidos com o Sismuc quais itens poderão ser transformados em emendas. E de uma terceira reunião, esta com os 35 vereadores, resultará a proposta final, acrescentou o vereador, adiantando que todas as emendas ao plano serão coletivas e que todo o processo de discussão está levando em consideração a alternância de poder, por causa das eleições.
Os membros da Comissão querem assegurar tratamento democrático ao processo, previsto para efetivação durante o próximo ano. Foram destaques na discussão desta segunda-feira a transparência dos atos administrativos que incluem avaliações funcionais e de chefia, mudanças de áreas de atuação e os requisitos aos crescimentos horizontal e vertical. Redução no prazo para regulamentação do plano foi sugerida pelos vereadores José Aparecido Alves (PSB), o Jotapê, e Sabino Picolo (PFL).
Além do presidente, Jair Cézar, a Comissão de Serviço Público é composta pelos vereadores Pastor Valdemir Soares (PL), Sabino Picolo (PFL), Adenival Gomes (PT), Antonio Bueno (PPS), José Aparecido Alves (PSB), Éde Abib (PMDB) e Nely Almeida (PSDB).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba