Comissão aprova criação do cargo de zootecnista

por Assessoria Comunicação publicado 23/06/2008 16h35, última modificação 21/06/2021 11h24
Mensagem do prefeito Beto Richa que prevê a criação de seis cargos de zootecnista foi aprovada na reunião desta segunda-feira (23) da Comissão de Serviço Público da Câmara de Curitiba. Na sessão, dirigida pelo presidente da Comissão, vereador Jairo Marcelino (PDT), também foram distribuídos outros projetos para recebimento de pareceres.
Ao comentar a mensagem do prefeito, Marcelino destacou que a profissão de zootecnista existe há mais de duas décadas e muitas vezes é confundida com o veterinário. É uma profissão voltada ao desenvolvimento da produção, cujo trabalho inicia antes do animal nascer, com a aplicação de técnicas para melhorar geneticamente as criações. “O profissional é responsável também pela nutrição e manejo dos rebanhos, ultrapassando o abate, com a fiscalização dos alimentos produzidos”, lembrou.
Os zootecnistas, se a mensagem for aprovada em plenário, atenderão a necessidade imediata da Secretaria Municipal do Meio Ambiente frente à demanda do zoológico e Passeio Público, podendo, ainda, suprir eventual lacuna na Secretaria Municipal da Saúde.
Pareceres
Marcelino distribuiu ao Pastor Gilso de Freitas (PSDB) projeto do vereador Roberto Hinça (PDT) que dispõe sobre licença de instalação de empresas de locação de veículos. E o que regulamenta o uso de cano de escapamento dos ônibus, do vereador Elias Vidal (PP), foi entregue à analise da vereadora Nely Almeida (PSDB). Os parlamentares devem entregar os pareceres dos documentos na próxima reunião da Comissão.
Da sessão desta segunda-feira participaram, ainda, os vereadores Professora Josete (PT), Aladim Luciano (PV), Aldemir Manfron (PP), Luizão Stellfeld (PCdoB) e Geraldo Bobato (DEM).