Comissão analisa vagas para bicicletas na área central

por Assessoria Comunicação publicado 19/05/2009 16h30, última modificação 24/06/2021 07h43
Dois projetos de lei relacinados a estacionamentos foram apreciados na reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Curitiba, nesta semana. A pauta  tinha quase 30 proposições, conforme seu presidente,  Jair Cézar (PSDB).
O projeto que abre  oferta de vagas na área central para estacionamento  de bicicletas é do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB). Algaci Túlio (PMDB) foi o relator. Já a proposta que proíbe a parada de veículos em frente às agências bancárias visando dar mais segurança, principalmente para recolhimento de malotes pelos carros-fortes, é do líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB). As duas matérias receberam pareceres que vão permitir tramitação e votação pelo plenário da Casa. Antes, porém, os documentos ainda serão analisados por outras comissões técnicas.
Segurança
Almejando oferecer segurança  para  deficientes visuais com sinalização tátil, sonora e em alto relevo em prédios públicos, além de facilitar a acessibilidade, projeto do vereador Zé Maria (PPS) também terá prosseguimento normal, em parecer do relator Serginho do Posto (PSDB).
Outra matéria de interesse público com destaque é a que prevê fixação de placas informativas sobre lotação, ano de fabricação e vida útil dos veículos do transporte urbano, da  Professora Josete (PT). O parecer favorável foi dado pela relatora Julieta Reis (DEM).
Ainda fizeram parte da pauta algumas proposições em condições de prosperar na tramitação regimental. Uma delas estabelece notificação ao comércio ambulante e locais exclusivos em praças de alimentação de shoppings e abertura de vagas para estagiários de enfermagem. Dois projetos ficaram sob vistas: o que obriga instalação de porta de segurança em agências bancárias e o que dá divulgação ao combate da exploração sexual infantil  pela internet.
A comissão, que volta a se reunir na próxima segunda-feira (25), é composta pelos vereadores Jair Cézar, na presidência, Roberto Aciolli (PV), Pedro Paulo (PT), Roberto Hinça (PDT), Julieta Reis (DEM), Algaci Túlio (PMDB), Renata Bueno (PPS), Serginho do Posto (PSDB) e Pastor Valdemir Soares (PRB).