Comissão analisa projeto sobre anabolizantes

por Assessoria Comunicação publicado 02/03/2010 20h05, última modificação 29/06/2021 06h35
A Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Curitiba reuniu-se nesta semana, sob o comando do vereador Jair Cézar (PSDB), com extensa pauta de projetos de lei. Foram analisadas mais de 30 propostas, entre elas a que prevê advertência sobre as consequências do uso de anabolizantes. Protocolada pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), a iniciativa pretende oficializar um alerta sobre o uso deste tipo de produto, em cartazes afixados nos estabelecimentos de nutrição desportiva e academias de ginástica.
Parecer favorável para tramitação da matéria em outras comissões técnicas foi relatado pela vereadora Renata Bueno (PPS), reconhecendo o benefício do aviso: “O uso de anabolizantes causa danos irreversíveis à saúde e dependência química.” A proposta de Derosso vai além de um alerta sobre os malefícios do uso de anabolizantes.  Com rígidas sanções  no texto do projeto, o parlamentar mostra que a aparência de um corpo saudável pelo efeito do anabolizante é apenas superficial. Os danos são muitos. Vão desde problemas de fígado, passando pelo derrame cerebral e alterações de comportamento.
Outros
Ainda nesta reunião, foi analisada a proposta de Derosso, Francisco Garcez (PSDB) e Mario Celso Cunha (PSB), para instalação de cronômetros digitais com contagem regressiva à Copa do Mundo de 2014; instituição do Código Municipal do Idoso, política de emprego a trabalhadores experientes, obrigatoriedade de um profissional técnico em meio ambiente para empresas que trabalharem com materiais altamente poluentes, instituição da semana da água, para incentivo ao consumo consciente; inclusão de borracha de pneus velhos na composição de asfalto e inserção da advertência “Se beber não dirija” nos cartões de estacionamento regulamentado, o EstaR.