Comissão analisa projeto para instalação de banheiros públicos no Centro

por Assessoria Comunicação publicado 27/11/2015 15h35, última modificação 05/10/2021 07h12
Um projeto de lei que propõe banheiros públicos em todas as praças centrais de Curitiba, dentro das normas de acessibilidade, será debatido pela Comissão de Acessibilidade da Câmara Municipal, na próxima segunda-feira (30), às 8h30, no subsolo do Palácio Rio Branco. A matéria, apresentada pelo vereador Zé Maria (SD), propõe que esses espaços ofereçam aos usuários não somente o sanitário, mas também fraldários, piso tátil, adaptações aos cadeirantes, idosos, ostomizados, dentre outros recursos (005.00132.2015). O parlamentar sugere a participação da iniciativa privada para construí-los e mantê-los.

Segundo Zé Maria, quem visita a região central de Curitiba tem dificuldade em encontrar banheiros públicos. “Quando existem, estão em péssimo estado de conservação, com pichações e sem itens de higiene, como sabonete, papel higiênico e álcool em gel. A solução é apelar para bares, restaurantes e lojas, soluções pouco práticas, uma vez que os proprietários olham com cara feia.”  

A intenção do vereador é abrir possibilidades para que o cidadão possa ter um local limpo e confortável "naquelas horas de aperto”. Zé Maria lembrou que “as cidades crescem, a população aumenta e as pessoas ficam horas fora de casa com seus afazeres, sem acesso para atender com dignidade uma das mais básicas necessidades fisiológicas de qualquer indivíduo".

Outras comissões
Na terça-feira (1), a Comissão de Legislação, Justiça e Redação vai se reunir às 15 horas, no subsolo do Palácio Rio Branco, para debater diversos projetos em trâmite na Câmara. Quarta (2), às 8h15, será a vez da Comissão de Serviço Público, também no subsolo.

Ainda na quarta, às 8h30, a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte fará uma reunião. Dentre os projetos que serão discutidos está o que dispõe sobre a obrigatoriedade de bares, restaurantes e todos os estabelecimentos que comercializam alimentos a fornecerem água potável filtrada gratuitamente (005.00163.2015, valendo a redação do substitutivo geral 031.00055.2013). A iniciativa é da vereadora Julieta Reis (DEM).