Comissão analisa criação de parque ambiental

por Assessoria Comunicação publicado 02/06/2008 18h55, última modificação 21/06/2021 10h44
A criação de mais um parque ambiental em Curitiba está em estudo pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Curitiba, que, na reunião desta segunda-feira (2), acatou parecer favorável do vereador Jorge Bernardi (PDT) à iniciativa de José Roberto Sandoval (PTB). Durante os próximos dias, o projeto estará em processo de vistas pela vereadora Josete (PT), conforme decisão de consenso admitida pelo presidente da comissão, Jair Cézar (PSDB).
Sandoval pretende concretizar a reivindicação de moradores da região da Fazendinha, criando na área verde existente entre as ruas Carlos Klentz e Alfredo José Pinto o Parque da Biodiversidade de Curitiba, com toda infra-estrutura de lazer, equipamentos e espaço para implantação de pista de caminhadas. O local já é informalmente conhecido como Cambuí.
“Nossa cidade já é uma das mais bem arborizadas do País, com diversas opções de bosques, parques e praças. E este parque ampliará o lazer na região sul, servindo também para preservar a biodiversidade local”, justifica Sandoval no projeto.
Estacionamento
A proibição de estacionamento em frente aos estabelecimentos bancários, proposta pelo vereador Mario Celso Cunha (PSB), foi outro dos quase 30 projetos de lei apreciados na reunião desta segunda. Submetida à discussão, a matéria com pareceres favoráveis deverá ser levada a plenário para nova discussão e votação, onde poderá receber emendas para melhorar a aplicabilidade da sugestão do líder do prefeito. Outro projeto de sua autoria, para dispensa de processo administrativo junto às regionais, nos casos de fechamento de vilas e ruas residenciais sem saídas, foi submetido a vistas pelo vereador Angelo Batista (PP).
Ainda constou da pauta de adoção de pareceres o projeto do vereador Tico Kuzma (PSB) sobre a instituição de festa comemorativa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, santa que reúne romeiros de diversos lugares todas as quartas-feiras, no santuário que leva o seu nome, no Alto da Glória.
Distribuição
Projeto que pretende reduzir índices de mortalidade infantil, do vereador Paulo Salamuni (PV), constou da pauta de distribuição a pareceres nesta mesma reunião, quando ainda foi recebida proposta do segundo-secretário da Casa, Sérgio Ribeiro (PV), para criação do Mural Público de Empregos.
Em seu projeto, o parlamentar indica a adoção de sistema de segurança em hospitais e maternidades para evitar a retirada de recém-nascidos sem autorização das pessoas responsáveis.
Já Ribeiro quer oferecer um campo de informações e orientações importantes sobre carreiras e profissões, “uma espécie de vitrine profissional” ao público em praças que tiverem mais de 700 metros quadrados de área total.
Ainda foram recebidos e distribuídos projetos de lei para criação dos programas Plantando Vida e Agente Igreja, dos vereadores Paulo Salamuni e José Roberto Sandoval.
Com o presidente Jair Cézar trabalham nesta comissão os vereadores Angelo Batista (PP), Jorge Bernardi (PDT), Professora Josete (PT), Julieta Reis (DEM), Serginho do Posto (PSDB), Sérgio Ribeiro e Pastor Valdemir Soares (PRB).