Comissão acata campanha de prevenção ao câncer da cabeça e pescoço

por Assessoria Comunicação publicado 26/11/2015 14h25, última modificação 05/10/2021 07h08
Os integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Turismo aprovaram o parecer favorável emitido pelo vereador Tiago Gevert (PSC) em relação ao projeto de iniciativa dos vereadores Chicarelli (PSDC) e Noemia Rocha (PMDB) que pretende incluir, no calendário oficial do município, a celebração da campanha “Julho Verde” (005.00181.2015). A iniciativa tem por finalidade prevenir e conscientizar a população para os fatores que podem gerar o câncer de cabeça e pescoço.

A proposta sugere o mês de julho para a realização de atividades e debates em escolas públicas visando a conscientização quanto à prevenção do câncer. Além disso, a promoção de diagnósticos e a identificação de alunos que apresentem sintomas também está entre as atividades sugeridas pelo projeto. A justifica revela que os tumores malignos de cabeça e pescoço correspondem a 3% de todos os tipos de câncer. Os cânceres de cavidade oral e laringe são os tumores mais comuns dessa região, e mais de 60% deles ocorrem na área da garganta. Para ser votada em plenário, resta ainda o aval das comissões de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte e de Serviço Público.

A proposição de Pier Petruzziello (PTB) que regulamenta a criação de dias municipais comemorativos obteve parecer favorável do relator, vereador Professor Galdino (PSDB). O projeto pretende que a aprovação das datas se dê ou por iniciativa popular (com adesão de 5% da população), ou por iniciativa de 1/3 dos vereadores que compõem a Câmara (005.00339.2013).

Foi positivo o parecer emitido pelo relator Mauro Ignacio (PSB) em relação ao projeto de autoria do vereador Professor Galdino (PSDB) que exige a comprovação de idoneidade moral e reputação ilibada dos nomes propostos para a concessão dos títulos de Vulto Emérito e Cidadão Honorário (002.00004.2015).

O pedido, feito por Galdino, de revogação da lei (13.434/2010) que concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba a Ricardo Terra Teixeira – ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – não teve oposição de Ignacio, também relator da proposta (005.00144.2015). Essas três últimas proposições já estão prontas para serem analisadas em plenário.

Também foram avaliadas e aprovadas pelo colegiado 15 indicações de nomes ao Prêmio Mulheres Empreendedoras de Curitiba e duas referentes ao Prêmio Ecologia e Ambientalismo.

A Comissão de Educação, Cultura e Turismo é presidida por Professor Galdino e conta com os vereadores Chico do Uberaba (PMN), Geovane Fernandes (PTB), Mauro Ignacio e Tiago Gevert.