Comissão acata banheiros acessíveis no Centro
Na manhã desta segunda-feira (30), a Comissão de Acessibilidade aprovou a tramitação do projeto de autoria do vereador Zé Maria (SD) que prevê a instalação de banheiros adaptados para deficientes em praças do Centro (005.00132.2015). O projeto também prevê fraldários e piso táteis nestes locais, além de admitir parcerias da prefeitura com a iniciativa privada para a instalação destes espaços. Com a aprovação deste colegiado, o projeto de lei está apto a ser votado em plenário, mas ainda não há uma data prevista.
Em seu parecer, a vereadora Julieta Reis (DEM), relatora da matéria, destacou que o projeto pode beneficiar não somente deficientes visuais, mas também cadeirantes e idosos. “De acordo com o autor, a proposição autoriza o município a realizar contratos com terceiros, não gerando gastos para o município”, frisou. Ela também lembrou que os banheiros propostos deverão ser construídos de acordo com projetos aprovados pela prefeitura, com observação das normas de acessibilidade.
Na justificativa de seu projeto, Zé Maria argumenta que “as cidades crescem, a população aumenta e as pessoas ficam horas fora de casa com seus afazeres”. Ele lembra que na cidade de Paris, por exemplo, os banheiros públicos são sustentáveis, limpos e acessíveis a deficientes. “Utilizam água de chuva, o que promove uma economia de 30% no consumo. A iluminação durante o dia é totalmente natural e durante a noite, há sistema de baixo gasto energético com sensores de movimento, para garantir que a luz não fique acesa quando ninguém estiver usando o banheiro”, explicou o vereador.
A Comissão de Acessibilidade é presidida pelo vereador Zé Maria e composta pelos vereadores Beto Moraes (PSDB), Chicarelli (PSDC), Julieta Reis (DEM) e Rogério Campos (PSC).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba