Comerciante do Boa Vista será homenageado pela Câmara Municipal

por Assessoria Comunicação publicado 19/02/2018 11h40, última modificação 26/10/2021 08h03

Com 29 votos favoráveis, nesta segunda-feira (19), a Câmara Municipal de Curitiba aprovou uma homenagem a José Dauto Barbosa. Falecido recentemente, ele foi indicado pelo vereador Jairo Marcelino (PSD) para denominar um logradouro público na cidade. Por mais de 50 anos, desde a década de 1960, ele manteve um comércio na esquina das ruas Paula Prevedello Gusso e Brigadeiro Peralta, no Boa Vista (009.00037.2017).

“Era um comerciante ativo, homem religioso e um verdadeiro líder na região”, conta Marcelino na justificativa do projeto. “Ele sempre ajudou as pessoas carentes no bairro, de todas as formas. Também contribuiu para que a Capela Nossa Senhora do Monte Bérico [na rua Agostinho Zaninelli, no Boa Vista] fosse construída”, acrescenta.

“A perda do José Dauto Barbosa deixa profunda e lamentável lacuna entre aqueles que foram privados de seu sorriso. Temos, com o projeto, a esperança de poder conservar-lhe na memória, homenageando-o em algum local público desta cidade, que foi seu berço e que doravante será guardiã dos seus restos mortais para sempre”, diz o vereador. O projeto foi aprovado hoje, sem discussão, e volta ao plenário nesta terça-feira (20) para análise em segundo turno.

Adiamentos
A pedido do autor, Bruno Pessuti (PSD), foi adiada para esta terça a votação do Polo Gastronômico do Água Verde. Segundo o parlamentar, devem ser realizados “ajustes no texto”. O projeto pretende formalizar o quinto polo gastronômico da cidade no trecho compreendido entre a avenida Marechal Floriano Peixoto e a rua Coronel Dulcídio (005.00017.2017).

Pessuti defende que a medida pretende incentivar o comércio local, em um ponto cujo fluxo gastronômico já é reconhecido pela população. O artigo 121 do Plano Diretor de Curitiba trata dos polos gastronômicos. De acordo com o dispositivo, eles podem receber incentivos como a flexibilização de projetos de caráter provisório que utilizem o passeio (respeitada a circulação de pedestres e a acessibilidade) e a autorização simplificada para eventos ou intervenções decorativas temporárias.

Também ficou para amanhã a votação em primeiro turno da declaração de utilidade pública para a Associação Naha de Karatê-dô Goju-Ryu (014.00074.2017). Proposta por Toninho da Farmácia (PDT), ela foi adiada por uma sessão em decorrência do vereador estar ausente do plenário na hora em que a votação seria aberta. A regra é prevista no novo Regimento Interno, que passou a ser aplicado em 2018.