Começa Semana da Plena Saúde

por Assessoria Comunicação publicado 17/11/2009 13h30, última modificação 28/06/2021 09h43

Mais uma das funções do Setor de Medicina de Saúde Ocupacional da Câmara de Curitiba foi apresentada aos vereadores, em plenário. A Semana da Plena Saúde 2009, que teve início nesta segunda-feira (16) e segue até quinta (19), foi divulgada aos parlamentares.
 Na programação, estão incluídos testes e atividades especiais. Serão realizados testes de colesterol e capacidade pulmonar, aferição da pressão arterial e distribuição de material educativo, das 8h30 às 16h30. Nesta segunda, foi feita a triagem de osteoporose. Nesta terça-feira (17), será dada orientação nutricional para diabéticos e, na quarta (18) pela manhã, será ministrada palestra sobre depressão e dor, com o médico Hamilton Grabowski.
Segundo a chefe do setor, médica Lilian Zimmermann de Quadros, são medidas simples que asseguram condições adequadas de saúde dentro do ambiente de trabalho. O programa Câmara Plena Saúde não pretende atingir somente a instituição como ambiente de trabalho, mas também as famílias dos funcionários. "O aumento da produtividade, diminuição do absenteísmo, bem-estar laboral, detecção precoce de doenças de risco e outros itens são benefícios decorrentes das ações de saúde da medicina do trabalho", destacou.
Conforme Lilian, quaisquer sistemas organizacionais necessitam de mudanças setoriais para atender as exigências do mercado. "O setor de saúde da Casa está em constante atualização, modernizando-se para a medicina do trabalho, baseado nas leis vigentes e oferecendo qualidade de vida aos funcionários, servidores e vereadores", explica. Os programas oferecidos pelo Legislativo atuam na prevenção da saúde e conservam o ambiente de trabalho. 
Enfisema
Dia 18 é o Dia Nacional da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e o exame de capacidade pulmonar (espirometria) é realizado para verificar a existência ou o indício desta doença. “A DPOC é basicamente a asma e o enfisema, este geralmente decorrente do tabagismo. Por conta disso, estamos realizando o exame de capacidade pulmonar, além de entregar folhetos que orientam sobre a doença”, complementa a chefe do setor. De acordo com ela, a DPOC atinge geralmente fumantes com mais de 40 anos e o principal sintoma é a falta de ar progressiva. O diagnóstico desta doença normalmente é feito tardiamente, porque as pessoas confundem o sintoma com falta de condicionamento físico e envelhecimento.
Depressão
No dia 18, às 10h, no plenário da Câmara, o médico psiquiatra Hamilton Grabowski, vice-presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, fará uma palestra sobre depressão e dor. Ele deverá falar sobre depressão no trabalho e dores decorrentes deste problema.