Começa o teste com sonorizadores de ônibus

por Assessoria Comunicação publicado 30/11/2005 18h55, última modificação 07/06/2021 10h22
O primeiro ônibus que testará os sonorizadores de alerta em Curitiba sairá nesta quinta-feira (1º), às 8h30, da Praça Carlos Gomes, no centro. Autor de projeto de lei para a instalação do dispositivo de segurança, o vereador Zé Maria (PPS) estará no local. Segundo o parlamentar, o alarme foi colocado na linha do biarticulado Boqueirão.
Com a iniciativa, Zé Maria pretende reduzir os atropelamentos, comuns nas áreas de maior concentração de pedestres. O projeto ainda está em trâmite, mas por sua relevância, destaca o vereador, já será aplicado em fase experimental. O sonorizador é um dispositivo que funciona como um alerta para ser usado nos locais de grande movimento de pedestres. “Fizemos a proposta depois de duas mortes seguidas de funcionários da Câmara, vítimas de atropelamento com ônibus. Os acidentes acontecem principalmente com ciclistas ou pessoas que estão desatentas", justifica.
Se for aprovado o projeto, todos os ônibus do município terão alarmes sonoros, que deverão ser utilizados em locais de grande circulação, como o centro da cidade, proximidades de escolas e terminais de ônibus. “O volume do alarme é de baixa intensidade, apenas para servir de alerta e evitar acidentes com os transeuntes”, conclui Zé Maria.