Combate às drogas ganha reforço de bons projetos

por Assessoria Comunicação publicado 18/03/2005 15h25, última modificação 19/05/2021 17h30
O vereador Mario Celso Cunha (PSB) destacou na Câmara os programas sociais da Prefeitura que atuam diretamente no combate às drogas. O líder do prefeito lembrou do sucesso que vem sendo o programa de saúde e prevenção junto às escolas municipais e estaduais, implantado em agosto de 2003 pela Secretaria Municipal da Saúde e que atua com ações e palestras sobre drogadição e alcoolismo.
Mario celso destacou também que há duas semanas o prefeito Beto Richa entregou à comunidade um ônibus para o programa “Adolescente Saudável”, que custou cerca de 200 mil reais, visando a motivação dos jovens para a música, as artes, profissões e exibições de audio-visual com temas de combate às drogas, alcoolismo e os riscos da violência urbana. O vereador alertou que “o prefeito está no caminho certo, atuando firme na prevenção dos vícios que geram milhares de vítimas todos os dias”.
Outro ponto citado foi sobre a importância dos Centros de Tratamentos e Atenção Psico-Social de Combate às Drogas e Álcool, sob a coordenação do secretário da Saúde Michelle Caputo Neto. O vereador lembrou também da proibição de venda de bebidas alcoólicas nas escolas de Curitiba, o que vem sendo exemplo para outras cidades.
Uma lei dos anos 90, a de número 7919, é de autoria do vereador Mario Celso e inclui nas escolas da Rede Municipal palestras preventivas de combate às drogas. Ele está pedindo à secretária municipal de Educação, Eleonora Fruet, que continue incentivando esta ação, motivando as palestras de pessoas qualificadas como Olien Zetola, Dilermando Brito Filho e outros nomes que compõem os Conselhos de Entorpecentes.

Mario falou que “leves ou pesadas, todas as drogas são devastadoras. Responsáveis pelo aumento da violência e pelo desvio de conduta de milhares de pessoas e pela morte dos nossos jovens e destruição de muitas famílias. A droga já invadiu as escolas, penitenciárias, clubes, academias, festas e eventos. Governo e sociedade devem se unir para o grande combate”.