Combate ao assédio na cultura ganha campanha em Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 24/11/2023 14h55, última modificação 24/11/2023 16h06
Campanha da Procuradoria da Mulher contra assédio no setor cultural será lançada nesta segunda-feira (27), às 19h, no Teatro Zé Maria.
Combate ao assédio na cultura ganha campanha em Curitiba

Campanha “Conta-te” é fruto de parceria entre a ProMulher da Câmara de Curitiba e o Sindicato dos Artistas. (Foto: Divulgação)

A Procuradoria da Mulher (ProMulher) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) lança, nesta segunda-feira (27), a campanha “Conta-te”, de combate ao assédio e à importunação sexual contra as trabalhadoras do setor cultural. Com entrada gratuita, o evento será no Teatro Zé Maria, a partir das 19h. A campanha é uma parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Paraná (Sated/PR).

O lançamento da campanha contará com a leitura cênica “Conta-te” com as atrizes Beatriz Sartoretto, Cleo Cavalcanti e Raquel Rizzo. A atividade, que tem texto e direção de Pagu Leal, abordará temas como o assédio na profissão e conflitos geracionais. Também haverá uma roda de conversa com artistas e autoridades. Além da procuradora da Mulher e da procuradora-adjunta, respectivamente as vereadoras Maria Leticia (PV) e Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), foram convidadas para o debate representantes do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), do Sated/PR, do Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (Siapar) e de outros órgãos públicos.

Maria Leticia destaca a parceria com o Sated/PR, fruto de termo de cooperação firmado com a ProMulher, em agosto deste ano, para combater o assédio às profissionais do setor cultural. "Assim, juntos, conseguimos oferecer uma oportunidade às mulheres da cena cultural de Curitiba de conhecerem seus direitos e terem um canal de denúncias aberto", explica a vereadora.

O evento é gratuito e aberto à população, mas é necessário fazer a inscrição neste link. O Teatro Zé Maria fica na rua Treze de Maio, nº 655, Centro de Curitiba.