Combate à Síndrome Pós-Pólio tem apoio de vereador

por Assessoria Comunicação publicado 27/03/2013 11h15, última modificação 13/09/2021 09h00

O vereador Zé Maria (PPS) participou, no último dia 12 de março, de uma reunião da Comissão de Representação da Poliomielite e Síndrome Pós-Pólio. Ele foi declarar o seu apoio à causa e dizer que o tema pode ser debatido pela Câmara de Curitiba. A ideia é criar políticas públicas que que forneçam as condições necessárias para a realização dos exames específicos exigidos para a detecção da Síndrome Pós-Pólio.

Essa síndrome é verificada em pessoas que contraíram o vírus num período anterior e, até quinze anos depois, na faixa dos 40 anos de idade, têm perda da força muscular. Não se trata do “ressurgimento” do vírus, mas de estresse nos neurônios motores localizados perto dos antes atingidos pela pólio. A sobrecarga desgasta os neurônios e gera esses sintomas.

“As pessoas que tiveram pólio no passado agora estão sofrendo com a síndrome pós-pólio. A circunstância exige união, pois só essa postura irá fortalecer a Comissão de Representação da Pólio e Síndrome Pós-Pólio”, declarou Zé Maria. O encontro foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato).