Comandante da PM será cidadão honorário

por Assessoria Comunicação publicado 11/09/2007 19h10, última modificação 17/06/2021 09h50
Os vereadores aprovaram nesta terça-feira (11), por unanimidade, em segundo turno, projeto de lei do vereador Jairo Marcelino (PDT) que concede o título de cidadão honorário de Curitiba ao comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Nemésio Xavier de França Filho.
Na tribuna, Marcelino leu o currículo do homenageado, informando os cursos de aperfeiçoamento, funções exercidas e medalhas conquistadas. Diversos parlamentares fizeram apartes, elogiando a indicação e as ações em defesa do Estado já realizadas.
Nemésio Xavier tem curso superior de polícia, realizado na Academia Senador Arnon de Mello, da PM de Alagoas, e participou de diversos outros, como o de aperfeiçoamento de oficiais, no Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar de São Paulo. Já atuou como comandante do policiamento do interior e policiamento da capital e região metropolitana de Curitiba, além de ter dirigido a Penitenciária Central do Estado, em Piraquara. Durante a carreira, recebeu as medalhas policiais de bronze, prata e ouro, representando, respectivamente, dez, 20 e 30 anos de bons serviços prestados à Polícia Militar do Paraná, medalha Coronel Sarmento e medalha da Cruzada, entre outras.
É o idealizador do Projeto Povo, policiamento ostensivo volante, “merecendo o reconhecimento da comunidade por meio deste título”, destacou Jairo Marcelino.