Comandante da 5ª região Militar é Cidadão Honorário
A Câmara Municipal de Curitiba homenageou, na noite desta segunda-feira (06), o general de Divisão Luiz Carlos Minussi, comandante da 5ª Região Militar, com o título de Cidadão Honorário, por proposição do vereador Elias Vidal (PFL). Diversos militares, amigos e familiares marcaram presença no evento, conduzido pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador João Claudio Derosso (PSDB). Também participaram da cerimônia o chefe de gabinete do governador Roberto Requião, deputado estadual Vanderlei Iensen; o presidente do Sesc, Rubens Brustolim; o presidente da Federação do Comércio do Paraná, Darci Piana, e o presidente da Academia de Cultura de Curitiba, João Darci Ruggeri.
Nascido no Rio Grande do Sul, o homenageado fez cursos na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ); Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, no Rio; Altos Estudos Militares e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército; Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio; Gestão Estratégica da Informação, na Fundação Getúlio Vargas, em Brasília, e Escola Superior de Guerra do Exército Argentino, em Buenos Aires.
Em Curitiba, firmou uma série de convênios, beneficiando a sociedade de um modo geral, e em várias cidades do interior concretizou parcerias com as prefeituras, sendo responsável pelo Projeto Formando Cidadão, em convênio com a Fundação de Ação Social, e o projeto Soldado Cidadão, da Fundação Cultural do Exército Brasileiro, Senac e Senai. Este trabalho oferece capacitação técnico-profissional básica aos soldados incorporados ao serviço militar e jovens alistados e dispensados, criando cursos para facilitar o ingresso no mercado de trabalho.
Em seu discurso de saudação, agradeceu a lembrança do seu nome e todos que o ajudaram, lembrando como é importante ser cidadão de uma cidade como Curitiba. Discorreu, ainda, sobre seu trabalho no Exército, nas mais diferentes funções, destacando que nossa cidade é reconhecida e admirada mundialmente.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba