Com voo Curitiba-Lima, embaixador do Peru e presidente da CMC discutem parcerias

por José Lázaro Jr. — publicado 28/11/2024 17h45, última modificação 28/11/2024 17h45
Marcelo Fachinello colocou a Câmara de Curitiba à disposição do consulado peruano para atividades de integração.
Com voo Curitiba-Lima, embaixador do Peru e presidente da CMC discutem parcerias

Marcelo Fachinello (ao centro), com o embaixador peruano Rômulo Acurio (esq.) e o cônsul Luiz Costa Lima (dir.). (Fotos: Jean Lucredi/CMC)

Missões empresariais, eventos de inovação com startups, intercâmbios culturais e troca de experiências no ramo da gastronomia são novas janelas de oportunidade abertas pela inauguração da rota aérea, em outubro deste ano, com um voo direto de Curitiba a Lima. Nesta quinta-feira (28), o embaixador do Peru, Rômulo Acurio, discutiu parcerias com o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (Pode), na presença do cônsul honorário do Peru em Curitiba, Luiz Henrique Sossella Costa Lima.

A rota Curitiba-Lima tem três voos semanais, às segundas, quintas e aos sábados, com o avião decolando de Lima à 0h05 (hora local) e de Curitiba às 7h05 (hora local). Operado pela Latam, com capacidade para 174 passageiros, o voo tem duração média de cinco horas e é um marco na internacionalização das rotas do Aeroporto Afonso Pena, que neste ano também ganhou viagens diretas para Assunção (Paraguai), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).

“Estamos fazendo bons contatos para estas iniciativas!”, comemorou Acurio, que nesta semana se reuniu com o vice-governador do Paraná, Darci Piana, e com dirigentes empresariais do estado, agendando atividades para o ano que vem. Ele e Costa Lima contaram que há uma comunidade de 1.800 imigrantes peruanos vivendo no Paraná, devidamente legalizados, e atendimento do consulado para ajudar quem não possui documentos a obtê-los.

“Não podíamos ir ao Governo do Paraná e não visitar a Câmara de Curitiba, que sempre nos ajudou muito no consulado, quando precisamos”, agradeceu Costa Lima, projetando que haverá mais ações na cidade para fazer com que os curitibanos conheçam a cultura peruana, graças à rota direta entre as cidades. “Lima é uma cidade muito ligada à Ásia e ao Oeste dos Estados Unidos”, acrescentou o embaixador Acurio. Respondendo a Fachinello, ele contou que o Peru é o segundo país que mais recebe produtos exportados do Paraná e o quarto fornecedor de importações para o estado.

Marcelo Fachinello destacou que há uma janela de oportunidade para a melhoria das relações entre as duas cidades, com uma nova gestão na Prefeitura de Curitiba, e se colocou à disposição dos diplomatas, na função de secretário municipal de Governo, que assumirá no ano que vem. “Teremos uma secretaria de Desenvolvimento Econômico, que pode ser um canal interessante para estreitar as relações comerciais, além da interação nas áreas da educação e do esporte, com programas [daqui] que podem ser replicados [lá]”, disse o presidente da CMC.