Com TV Online, sessões retornam ao Palácio Rio Branco

por Assessoria Comunicação publicado 22/04/2014 15h20, última modificação 23/09/2021 07h59
Transmitida pela internet, por meio da TV Online do Legislativo, a sessão desta terça-feira (22) marcou o retorno das sessões plenárias da Câmara Municipal de Curitiba ao Palácio Rio Branco. O prédio, construído no final do século XIX, ficou fechado por quatro anos para uma reforma estrutural e recebeu novos sistemas de áudio e vídeo, bem como para controle de votação e presença. Para acompanhar as sessões, que ocorrem das 9h às 12h, nas segundas, terças e quartas-feiras, basta acessar o site www.cmc.pr.gov.br e clicar no link TV Online.

Logo no início da sessão, os trabalhos foram suspensos para que Rafael Montingelli, gerente de projetos da Performance Audiovisual, empresa responsável por implantar os novos sistemas, detalhasse aos vereadores sobre o funcionamento dos mecanismos. Segundo Montingelli, os equipamentos de áudio e vídeo são os mais modernos existentes no mercado e vão garantir um bom entendimento aos espectadores dos trabalhos realizados no Parlamento. Ele ponderou que alguns ajustes ainda serão feitos, sendo que os sistemas de controle de presença e votação ainda estão em fase de testes.

Os vereadores chegaram a simular uma votação, que foi exibida no telão. O dispositivo mostra o voto de cada parlamentar, favorável, contrário, abstenção ou ausência, a quantidade de votos necessários para aprovação e o resultado detalhado da deliberação.

Para o presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), o novo sistema vai “escancarar ainda mais” a transparência da Câmara Municipal. “Nós já havíamos eliminado todas as votações secretas que eram previstas em lei e agora damos mais um passo no sentido de garantir o controle social da atuação de cada vereador”, disse. Salamuni também apresentou um resumo das intervenções feitas no Palácio Rio Branco (com sonora).

Diversos vereadores comentaram sobre a reabertura do espaço e parabenizaram a Comissão Executiva da Câmara pela devolução do patrimônio aos curitibanos. Líder da bancada do PP, Aldemir Manfron destacou o trabalho feito no plenário, especialmente a modernização nos sistemas de áudio e vídeo. “Tenho certeza de que toda pessoa que vier aqui ficará muito contente”, concluiu.