Com seis cursos, Semana Legislativa começa nesta quinta-feira
Para capacitar funcionários dos 38 vereadores da Câmara de Curitiba, a Escola do Legislativo realiza, a partir desta quinta-feira (16), um treinamento no auditório do Anexo II. A Semana Legislativa, desenvolvida em parceria com diversos setores da instituição, terá módulos sobre os sistemas de gestão oferecidos pela Casa, comunicação pública, redação oficial, técnica legislativa e ética.
“É importante que todos os gabinetes parlamentares designem ao menos um servidor para acompanhar as atividades, pois será uma oportunidade para aprender ou tirar dúvidas sobre o funcionamento da Câmara. Municipal Vale para os vereadores novos, mas também para as equipes antigas, para atualização e aperfeiçoamento”, explica o presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB). O limite de público é a capacidade do auditório, que comporta 150 pessoas.
As atividades começam nesta quinta, às 14h30, com uma introdução ao Sistema de Proposições Legislativas (SPL), no qual os parlamentares cadastram projetos de lei, requerimentos e sugestões ao Executivo. Da Diretoria de Informática, o capacitador será Geraldo Wehmhoff. O módulo continuará na sexta-feira (17), também pela tarde, das 14h30 às 17h30.
No dia 20 de fevereiro, segunda-feira, serão realizados dois módulos. Carlos Barbosa Júnior ministrará o curso de Comunicação Escrita Legislativa a partir das 13h30. Às 16h15, Jair Sevgnani falará sobre elaborar documentos dirigidos à Prefeitura de Curitiba. O trâmite das proposições será abordado no dia seguinte, 21, durante toda a tarde, pela procuradora Jacqueline Kowalski.
Na quarta-feira (22), às 13h30, o tema é “A Competência dos Vereadores para Legislar e a Construção das Leis”, cuja exposição ficará a cargo do procurador Rodrigo Baptista. Na quinta (23), pela manhã, é a vez da Diretoria de Comunicação apresentar as diretrizes da divulgação oficial e das políticas de transparência da Câmara de Vereadores. A Semana Legislativa termina na tarde do dia 6 de março com um módulo sobre o Código de Ética, ministrado pelo procurador Ricardo Tadao Ynoue.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba