Com pintura na CMC, projeto Muros da Mata Atlântica chega ao Paraná
Murais do artista Alexandre Filiage nos muros do Anexo 3 serão vistos por milhares de pessoas em Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Com a proposta de “trazer a exuberância da natureza para o espaço urbano das metrópoles”, o artista Alexandre Filiage está pintando as paredes externas do estacionamento do Anexo 3 da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Com isso, a capital do Paraná é uma das dez cidades do bioma que participa do projeto Muros da Mata Atlântica, viabilizado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura. No Paraná, apenas Curitiba e Foz do Iguaçu receberão pinturas do artista paulista cujo projeto passou por São Paulo e depois seguirá para Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“A Câmara Municipal de Curitiba está implementando um novo projeto: a pintura dos muros do Anexo 3, na esquina das vias Visconde de Guarapuava e Travessa da Lapa. Em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, o artista Alexandre Filiage está trazendo arte urbana, com inspiração na Mata Atlântica. São elementos realistas, como um índio e uma coruja, em tons de cinza, e outros elementos estilizados coloridos”, destacou Tico Kuzma (Pros), presidente da CMC.
“Alguns meses atrás, a CMC esteve na Fundação Cultural, com a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro, e falamos da ideia de utilizarmos aqueles muros, na rota dos biarticulados, por onde passam milhares de pessoas todos os dias, para fomentar a cultura do Município”, rememorou Kuzma. A previsão é que a obra artística esteja concluída na sexta-feira (11), quando um grupo de pessoas com deficiência visual fará uma visita guiada, com a audiodescrição dos murais, “garantindo também a acessibilidade”.
“No bioma, antes coberto por sua exuberante vegetação e lar de centenas de espécies de animais, hoje moram cerca de 70% da população brasileira. Através das obras, essas pessoas são convidadas a participar do esforço fundamental de preservação e recuperação desse inigualável patrimônio natural”, explicou Filiage à imprensa, quando o projeto passou pela cidade de Campinas (SP). O projeto tem o apoio das Tintas Coral.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba