Com MiguéNews, Câmara de Curitiba vai às redes sociais defender a democracia

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 15/08/2022 11h40, última modificação 28/10/2022 17h14
Conteúdo especial combina humor e informação contra a disseminação de fake news.
Com MiguéNews, Câmara de Curitiba vai às redes sociais defender a democracia

O slogan da campanha é “Quem não confere a informação, passa por bobo na discussão”. (Arte: Carol Perini e Michelle Stival da Rocha/CMC)

Nesta segunda-feira (15), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) lançou a campanha MiguéNews, de combate à disseminação de fake news. O foco, na primeira temporada do projeto, é combater a desinformação nas eleições de 2022. Reforçando outras iniciativas dos poderes públicos em defesa da democracia, o Legislativo utilizará sua presença no Instagram, no Twitter e no TikTok para enfrentar as fake news sobre o voto popular, o processo eleitoral na cidade, a urna eletrônica e quaisquer inverdades relacionadas à instituição. Com humor, a Diretoria de Comunicação Social produzirá vídeos com a informação correta, satirizando quem a espalhou, com o bordão “Quem não confere a informação, passa por bobo na discussão”.

> Confira o portal MiguéNews e espalhe verdades na Eleição de 2022.

Mas as sátiras são só uma das armas que a Câmara de Curitiba vai mobilizar no mundo digital, pois a CMC também assinou uma parceria inédita com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para compartilhar as checagens oficiais do TRE-PR feitas pelo projeto Gralha Confere. Essa iniciativa existe desde 2020 e já publicou mais de 50 desmentidos sobre fake news relacionadas ao processo eleitoral (confira aqui). O Gralha Confere também conta com uma cartilha que ensina o eleitor a identificar informações e notícias falsas.

Aliada à sátira e à informação verdadeira, a CMC também irá agir no campo da educação política, com conteúdo de resgate histórico das eleições no Brasil e em Curitiba. Duas dessas reportagens já foram publicadas, abordando o primeiro caso de fake news eleitoral do país, ainda na República Velha, há exatos 100 anos, em 1922, e a enxurrada de mentiras que circulou nas eleições de 2018, quando pelo menos 346 fake news percorreram a internet brasileira. São histórias verdadeiras, amparadas em pesquisas acadêmicas, que podem ser usadas, por exemplo, em salas de aula, como uma alternativa mais descontraída para tratar do assunto.

CMC Explica
Para reforçar o compromisso da Câmara de Curitiba com a transparência pública, neste ano a CMC inaugurou a editoria “#CMCExplica”, na qual são apresentadas, em forma de tutorial, as principais ferramentas de controle social disponibilizadas pelo Legislativo. São dicas de como achar documentos oficiais, onde acessar as respostas às perguntas mais frequentes e a localização do Dicionário Legislativo, por exemplo, que torna o acompanhamento do trabalho parlamentar mais acessível à população.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo. 

Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).