Com licitação, serviços gráficos custarão metade do previsto

por Assessoria Comunicação publicado 23/11/2015 13h30, última modificação 05/10/2021 06h54

Foram definidas nesta segunda-feira (23), com o pregão presencial 13/2015, as empresas que fornecerão serviços gráficos para a Câmara de Curitiba pelos próximos 12 meses. Das 26 empresas e interessados que retiraram o edital, seis compareceram para a disputa de preços. O resultado é que os lotes vencidos pelas gráficas Alta Definição, Impressoart e Liarte custarão ao Legislativo R$ 122 mil – 53% a menos que o teto global do edital, de R$ 262 mil.

Por se tratar de uma licitação para impressões variadas, com 49 itens diferentes, a Câmara Municipal optou por dividir em lotes as peças com características semelhantes. A maior redução de preço foi obtida no lote 4, destinado à aquisição de pacotes com 50, 100 e 1.000 cartões de visitas padronizados. Com teto de R$ 68,4 mil no edital, a gráfica Alta Definição se comprometeu a prestar o serviço por R$ 17,4 mil – economia de 74,58%.

As gráficas Radial e Liarte, classificadas para disputar o lote, abdicaram de dar lances diante do valor – as propostas tinham sido, respectivamente R$ 31 mil e R$ 48,9 mil. “Uma redução dessas ainda é exequível e só poderia ser obtida nessas circunstâncias, de pregão presencial, com as empresas disputando o serviço”, comentou Roberval Donizete, diretor da Diretoria de Licitações.

Com preços baixos já na proposta inicial, a Alta Definição também ganhou o lote 1 (R$ 29,6 mil por cartazes, convites, filipetas, folders e pastas – economicidade de 40,9%), lote 2 (R$ 12,1 mil por blocos, capas, envelopes, fichas e formulários – economia de 53,4%) e lote 6 (R$ 11,8 mil por adesivos funcionais, usados na identificação de visitantes e de veículos no estacionamento – economicidade de 51,9%).

A empresa chegou a concorrer pelo lote 3 com a gráfica Impressoart, mas perdeu o serviço na disputa por lances. Depois de cinco ofertas, ficou acertado que o Legislativo pagará R$ 39,9 mil por certificados, diplomas e convites. A oferta inicial da Impressoart foi de R$ 40,4 mil, mas ela se viu obrigada a baixar quinhentos reais após a gráfica Alta Definição reduzir sua proposta inicial de R$ 45 mil para R$ 40,3 mil na fase de lances. Neste caso, a economia, depois da disputa, chegou a 50,29%.

O outro lote arrematado pela Impressoart também se deu após disputa de lances, dessa vez com a gráfica Radial. Para ficar com a impressão de cartilhas e livretos, a vencedora baixou sua proposta inicial de R$ 16,8 mil para R$ 16 mil – economicidade de 33,11% diante do teto estimado para o serviço, de R$ 23,9 mil. O valor final foi obtido apenas no sétimo lance.

O lote 7 teve a menor redução de valores, com 6,58% de economicidade. Apenas duas empresas disputaram o serviço de confecção de banners em lona, cujo teto era de R$ R$ 1,413 mil. Apesar de ter oferecido o maior desconto, ofertando as impressões por R$ 900, a Copyhouse não apresentou todos os documentos necessários e foi desclassificada. Como só ela e a gráfica Liarte apresentaram proposta para esse item, a outra empresa ficou com o serviço, pelo valor de R$ 1,32 mil.

Segundo o diretor-geral da Câmara Municipal, Luiz Carlos Debiazio, a redução de preços nos serviços contratados pelo Legislativo começou a ser verificada em 2014, quando os contratos começaram a ser revistos. “Foi assim, por exemplo, na locação de veículos”, afirmou, referindo-se à contratação do serviço por um valor 34% mais barato que o contratado anteriormente (leia mais). O detalhamento dos itens e quantidades licitados hoje podem ser obtidos no edital do pregão presencial, disponível na internet.