Com Greca, Câmara de Curitiba festeja 330 anos na praça Eufrásio Correia
Aniversário de Curitiba começou com o tradicional hasteamento das bandeiras na CMC. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)
No dia em que Curitiba e a Câmara Municipal completam 330 anos, 29 de março, as autoridades dos poderes Legislativo e Executivo da cidade se reuniram, logo cedo, para a cerimônia de hasteamento das bandeiras, em frente ao Palácio Rio Branco. Especialmente hoje, a sessão da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi substituída por uma atividade cívica e cultural, com a encenação do Auto da Fundação de Curitiba, na praça Eufrásio Correia, para crianças da cidade. “Uma sessão festiva!”, definiu o prefeito Rafael Greca, que, acompanhado do vice, Eduardo Pimentel, veio prestigiar o Legislativo.
“Quero agradecer ao prefeito Rafael Greca pela presença na sede do Legislativo. Ela nos alegra e estreita os laços republicanos de civismo e de harmonia entre os poderes. Que nós possamos todos, Legislativo e Executivo, dar vazão aos anseios da população e cumprir nossa vocação democrática”, disse o presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode). “Os desafios mudaram nesses 330 anos e hoje renovamos a nossa esperança que temos força para enfrentá-los. Aos nascidos aqui e aos que adotaram a cidade, como eu, que possamos nos unir mais e construir uma cidade para nossos filhos e netos”, desejou Fachinello.
“A festa de Curitiba é o dia da criação da Câmara Municipal, e eu vim prestar homenagem a ela, que representa todo o povo”, respondeu Greca, cumprimentando os vereadores da CMC. “Quero agradecer pela festa linda, nessa praça histórica. Ontem, o papa Francisco, de Roma, mandou um email para mim e para o arcebispo, enaltecendo a grandeza do trabalho social de Curitiba, por termos servido 1 milhão de refeições para as pessoas mais pobres, que comem de graça nas Mesas Solidárias”, disse o prefeito.
“Essa é a luz que brilha em Curitiba: o bem que nós desejamos às crianças, o bem que desejamos aos que mais precisam, a saúde que é gratuita em 110 postos de saúde, 9 UPAs e 40 hospitais conveniados. É o bem que nós desejamos às mães curitibanas. E daqui vou visitar a primeira criança que nasceu no ano 330, como eu fiz com a Margarita, há 30 anos, quando nasceu o primeiro 'curitibinha' do ano 300”, antecipou Rafael Greca.
Dirigindo-se às crianças ali presentes para a peça de teatro, o prefeito de Curitiba explicou a elas o funcionamento da Pirâmide do Caximba, de energia fotovoltaica, que será inaugurada à tarde, e profetizou que elas viverão mais de 100 anos, com o avanço da ciência e tecnologia. “O mundo de vocês terá ar limpo, água limpa, em terra bendita”, afirmou Greca.
Eduardo Pimentel contou que, há 30 anos, quando Greca era o prefeito de Curitiba na festa dos 300 anos, “eu estava sentado aí, igual a vocês”. Elogiando o chefe do Executivo, o vice disse que a capital é “a joia do Brasil”, “uma das sete cidades mais inovadoras do mundo”. Agradecendo as palavras de Greca e Pimentel, Fachinello desejou um “abraço fraterno” a todos curitibanos: “E tenham certeza que, nesta Câmara, encontrarão vereadoras e vereadores dedicados em atender os anseios da comunidade”.
Troféus dos 330 anos
Rapidamente, durante a festividade de aniversário, Fachinello mostrou a Rafael Greca e Eduardo Pimentel duas novidades da CMC. “A Câmara de Curitiba passará a oferecer aos homenageados de Cidadão Honorário e de Vulto Emérito um novo troféu, feito pelo escultor curitibano Fernando Sartori, que é uma releitura de uma obra de João Turin, e se chama 'Fundadores de Curitiba'”, anunciou o presidente da CMC. “A outra obra, ‘Curitiba Muito Pinhão', também é de Sartori, criação dele, para ser entregue às autoridades nacionais e internacionais que visitam a Câmara de Curitiba”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba