Com Greca, Câmara de Curitiba festeja 330 anos na praça Eufrásio Correia

por José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 29/03/2023 12h15, última modificação 29/03/2023 15h14
Prefeito e vice-prefeito prestigiaram a cerimônia do hasteamento da bandeira e o teatro do Auto da Fundação de Curitiba, encenado na praça ao lado da CMC.
Com Greca, Câmara de Curitiba festeja 330 anos na praça Eufrásio Correia

Aniversário de Curitiba começou com o tradicional hasteamento das bandeiras na CMC. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)

No dia em que Curitiba e a Câmara Municipal completam 330 anos, 29 de março, as autoridades dos poderes Legislativo e Executivo da cidade se reuniram, logo cedo, para a cerimônia de hasteamento das bandeiras, em frente ao Palácio Rio Branco. Especialmente hoje, a sessão da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi substituída por uma atividade cívica e cultural, com a encenação do Auto da Fundação de Curitiba, na praça Eufrásio Correia, para crianças da cidade. “Uma sessão festiva!”, definiu o prefeito Rafael Greca, que, acompanhado do vice, Eduardo Pimentel, veio prestigiar o Legislativo.

“Quero agradecer ao prefeito Rafael Greca pela presença na sede do Legislativo. Ela nos alegra e estreita os laços republicanos de civismo e de harmonia entre os poderes. Que nós possamos todos, Legislativo e Executivo, dar vazão aos anseios da população e cumprir nossa vocação democrática”, disse o presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode). “Os desafios mudaram nesses 330 anos e hoje renovamos a nossa esperança que temos força para enfrentá-los. Aos nascidos aqui e aos que adotaram a cidade, como eu, que possamos nos unir mais e construir uma cidade para nossos filhos e netos”, desejou Fachinello.

“A festa de Curitiba é o dia da criação da Câmara Municipal, e eu vim prestar homenagem a ela, que representa todo o povo”, respondeu Greca, cumprimentando os vereadores da CMC. “Quero agradecer pela festa linda, nessa praça histórica. Ontem, o papa Francisco, de Roma, mandou um email para mim e para o arcebispo, enaltecendo a grandeza do trabalho social de Curitiba, por termos servido 1 milhão de refeições para as pessoas mais pobres, que comem de graça nas Mesas Solidárias”, disse o prefeito.

“Essa é a luz que brilha em Curitiba: o bem que nós desejamos às crianças, o bem que desejamos aos que mais precisam, a saúde que é gratuita em 110 postos de saúde, 9 UPAs e 40 hospitais conveniados. É o bem que nós desejamos às mães curitibanas. E daqui vou visitar a primeira criança que nasceu no ano 330, como eu fiz com a Margarita, há 30 anos, quando nasceu o primeiro 'curitibinha' do ano 300”, antecipou Rafael Greca.

Dirigindo-se às crianças ali presentes para a peça de teatro, o prefeito de Curitiba explicou a elas o funcionamento da Pirâmide do Caximba, de energia fotovoltaica, que será inaugurada à tarde, e profetizou que elas viverão mais de 100 anos, com o avanço da ciência e tecnologia. “O mundo de vocês terá ar limpo, água limpa, em terra bendita”, afirmou Greca.

Eduardo Pimentel contou que, há 30 anos, quando Greca era o prefeito de Curitiba na festa dos 300 anos, “eu estava sentado aí, igual a vocês”. Elogiando o chefe do Executivo, o vice disse que a capital é “a joia do Brasil”, “uma das sete cidades mais inovadoras do mundo”. Agradecendo as palavras de Greca e Pimentel, Fachinello desejou um “abraço fraterno” a todos curitibanos: “E tenham certeza que, nesta Câmara, encontrarão vereadoras e vereadores dedicados em atender os anseios da comunidade”.

Troféus dos 330 anos
Rapidamente, durante a festividade de aniversário, Fachinello mostrou a Rafael Greca e Eduardo Pimentel duas novidades da CMC. “A Câmara de Curitiba passará a oferecer aos homenageados de Cidadão Honorário e de Vulto Emérito um novo troféu, feito pelo escultor curitibano Fernando Sartori, que é uma releitura de uma obra de João Turin, e se chama 'Fundadores de Curitiba'”, anunciou o presidente da CMC. “A outra obra, ‘Curitiba Muito Pinhão', também é de Sartori, criação dele, para ser entregue às autoridades nacionais e internacionais que visitam a Câmara de Curitiba”.