Com CMC Podcasts, Câmara de Curitiba conquista 10 mil seguidores no YouTube

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 25/01/2024 15h00, última modificação 25/01/2024 15h09
Número de inscritos no canal da Câmara de Curitiba no YouTube cresceu 20% em um ano, atingindo os 10 mil seguidores.
Com CMC Podcasts, Câmara de Curitiba conquista 10 mil seguidores no YouTube

Câmara de Curitiba é destaque na Região Sul. Canal da CMC tem mais inscritos que Florianópolis e Porto Alegre. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) atingiu, nesta quarta-feira (24), a marca de 10 mil seguidores na rede social YouTube, registrando um crescimento de 20% no último ano. A conquista consolida o Legislativo da capital do Paraná como uma das câmaras de capitais brasileiras mais assistidas na principal plataforma de streaming da internet, atrás apenas de São Paulo (45 mil), Rio de Janeiro (43 mil), João Pessoa (32 mil) e Natal (12,3 mil). Curitiba aparece como destaque na Região Sul, à frente das câmaras de Florianópolis (6 mil) e Porto Alegre (4,5 mil).

> Quer curtir a Câmara de Curitiba no YouTube? Clique aqui, inscreva-se e veja tudo ao vivo!

“Há um ano começamos a olhar o YouTube como uma estratégia de comunicação e não somente como um repositório de vídeos”, explicou Patricia Tressoldi, à frente da Diretoria de Comunicação Social. “A CMC, prezando pela transparência, transmite ao vivo todas as reuniões, das comissões às sessões plenárias. Isso por si só já gera muitas horas de vídeos por dia”, analisou a diretora, responsável pelo reposicionamento do Legislativo no YouTube, com a equipe de servidores da Diretoria de Comunicação Social.


“Nós da DCS resolvemos otimizar tudo isso, utilizando técnicas de SEO na descrição dos vídeos, a criação de thumbnails personalizadas e a organização de playlists para que o usuário tenha uma experiência melhor ao entrar no nosso canal. Todo esse movimento e a constância dessas atividades fizeram com que os nossos números se consolidassem na plataforma. Agora a nossa meta é ousada! Queremos crescer muito no nosso número de inscritos”, comemorou Patricia Tressoldi. “Acredito que o novo produto, o CMC Podcasts, pode nos ajudar a conquistar esses números”, completou a diretora de Comunicação.

“Ainda estamos no começo de um trabalho com o CMC Podcasts”, concordou o redator e jornalista Alex Gruba, que trabalha diretamente com Patricia Tressoldi no novo produto da Diretoria de Comunicação. “As novas tecnologias exigem um aprendizado constante. Estamos contentes por perceber que, ainda nesses primeiros passos, já estamos alcançando resultados positivos. Agradecemos muito ao público curitibano pela confiança no CMC Podcasts. E é importante se inscrever no nosso canal no YouTube, para não perder as novidades que estamos preparando para os próximos meses”, reforçou.

“Uma das maiores tradições da equipe de comunicação da Câmara Municipal de Curitiba é saber renovar-se. O CMC Podcasts é uma forma moderna e inédita de um órgão do Poder Legislativo do Brasil se comunicar com a população da cidade. Queremos informar para tornar a participação política mais acessível, menos burocrática, mais descontraída, sem perder a seriedade de qualquer um dos assuntos tratados”, prometeu Alex Gruba. Até agora, a CMC já lançou os programas Você Me Representa, Curitibou, Pode ou Não Pode?, Cabe no Bolso e Inclusão Já.