Com CMC Podcasts, Câmara aposta no YouTube para falar com curitibanos
Diretora de Comunicação, Patricia Tressoldi apresentou o CMC Podcasts em plenário aos vereadores. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Quem já acompanha o YouTube da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acordou, nesta segunda-feira (20), com uma novidade. De hoje em diante, além das transmissões ao vivo das sessões plenárias, comissões e audiências públicas, 14 programas gravados no novo estúdio da Diretoria de Comunicação Social (DCS) aparecerão no canal, com o selo CMC Podcasts. “Temos buscado essa linha direta com a população curitibana, para que eles se interessem por política e saibam mais da CMC e dos seus representantes”, adiantou Patricia Tressoldi, diretora da DCS, durante o lançamento dos programas em plenário.
“O CMC Podcasts era um grande sonho da Diretoria de Comunicação Social. Eu tenho certeza de que ele será referência em todos os Legislativos municipais, vai ser referência em comunicação pública, além de chancelar a forma como essa Casa trata a comunicação pública de forma moderna e respeitosa com a população”, projetou Patricia Tressoldi, que elogiou o apoio do ex-presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), no biênio 2021-2022, que deu o pontapé inicial, e ao atual presidente, Marcelo Fachinello (Pode), “que deu seguimento ao projeto e nos apoiou fortemente no planejamento dos 14 programas que começam a ser veiculados a partir de hoje”.
A estreia do CMC Podcasts é com o programa Pode ou Não Pode?, inspirado na Comissão de Constituição e Justiça, e discute os limites para atuação legislativa dos vereadores de Curitiba. Na sua primeira temporada, a atração aborda a venda de cachorro-quente pelo comércio ambulante. Os outros programas baseados nas comissões temáticas serão Cabe no Bolso?, Inclusão Já!, Respeito!, Entre Quadras e Bibliotecas, Verde que Combina com a Gente, Remediar e Prevenir, Curitibacraft, Mãos à Obra e Do Povo, Para o Povo, Pelo Povo. A grade também terá os programas Curitibou, Você me Representa, Tribuna Livre e Você na CMC (confira a descrição de cada um).
Audiência do portal da CMC quadruplicou em dois anos, anuncia Tressoldi
De 16 mil usuários únicos por mês, em média, no ano de 2021, a audiência do portal da Câmara de Curitiba saltou, em 2023, para 60 mil usuários únicos. A informação foi dada, em primeira mão, pela diretora de Comunicação Social da CMC, Patrícia Tressoldi, aos vereadores, nesta segunda-feira (20), durante o lançamento do CMC Podcasts em plenário. “Depois de várias ações, que vão da panfletagem na feira [Mamute] que a gente fez ontem, à aplicação de técnicas de SEO [Search Engine Optimization], passando por collabs com influencers e constância nas redes sociais da Câmara de Curitiba, venho dar a notícia que o número de acessos ao nosso portal vem crescendo muito”, comemorou.
“Há dois anos, quando aceitei o convite para assumir a Diretoria de Comunicação Social, fiquei bastante receosa, porque sempre liderei equipes de grandes veículos, mas nunca havia trabalhado com comunicação pública. E, depois de muito aprender com os servidores desta Casa, entendi que aqui a gente tem muito mais do que metas a serem cumpridas, pois a gente tem um propósito que é a transparência pública, que é o compromisso com a população. Temos que mostrar para a população todo o trabalho parlamentar que é feito nesta Casa, de forma responsável e transparente. Aí, quando eu entendi isso, consegui colocar em prática o que eu fiz a minha vida inteira, que é a busca pela audiência”, disse Patricia Tressoldi.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba